O diretor da Federação Brasileira de Mineradores (Febram), Elizardo Cunha Júnior informou ao Correio de Carajás que políticos que defendem a causa dos mineradores devem se reunir na tarde desta sexta-feira, 01, com o ministro da Casa Civil, Ônyx Lorenzoni. A reunião teria sido marcada para às 14h, em Brasília.
“A gente agradece ao povo que tem paciência com a gente e pedimos desculpas a toda população que precisa trafegar nessa via, pelo incômodo causado. A gente espera muito em breve ter um posicionamento de Brasília, está em conversação e acredito que hoje à tarde a gente tenha um posicionamento concreto, então a via vai ser liberada”, conta o diretor.
O senador Zequinha Marinho e deputados, segundo o diretor federais, estão intermediando as reivindicações dos mineradores. A Febram espera um retorno concreto sobre as exigências para liberar a BR-155 de Eldorado dos Carajás e outros três pontos de manifestações na região sul e sudeste do estado.
Leia mais:“Nós não aceitamos mais essa situação, legalização já. E acreditamos na promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro que em discurso de campanha seria a favor dos mineradores”, declarou. Eles reclamam sobre ação do Ibama que ateou fogo a equipamentos apreendidos e pedem a liberação de lavras no estado. (Theíza Cristhine e Adersen Arantes)