Correio de Carajás

Repórter Correio 31/10/19

Sarampo

Balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) indica que o Brasil atingiu a meta global de vacinação de sarampo para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, com o registro de 95% da população geral nessa faixa etária imunizada. O desempenho da cobertura vacinal não foi uniforme, no entanto, entre todos os estados. Estão abaixo da meta de vacinação Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Sarampo II

Leia mais:

Em relação aos municípios, o ministério contabiliza que 34,5% (1.923 cidades) precisam reforçar os esforços para atender à meta de vacinação. A segunda etapa da campanha de vacinação está prevista para começar em 18 de novembro. O governo federal tem expectativa de que agentes comunitários de saúde de combate às endemias façam busca ativa em residências para vacinação. O foco é a população adulta.

Peçonhentos

No Brasil, o Pará ocupa a terceira colocação no número de mortes de pessoas por ataque de animais peçonhentos. Em 2018, foram registrados mais de 7 mil vítimas. Entre elas, 38 morreram. Os casos mais comuns envolvem cobras. As serpentes são responsáveis por 70% dos ataques, com 4.887 acidentes. Logo depois, vêm os escorpiões, com 1.745 acidentes e aranhas, com 300 casos. Os números são do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Fechar empresas

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), seguindo o objetivo do Governo do Estado de desburocratizar o ambiente de negócios para quem quer trabalhar e gerar emprego e renda, adotou neste mês de outubro, a isenção do preço público para extinção de empresas no Pará. O valor que deixa de ser cobrado varia entre R$ 211 e R$ 477, dependendo do tipo jurídico da empresa.

Fechar empresas II

O fim do pagamento da taxa faz parte do pacote de ações da Lei Nº 13.874/2019 – a Lei da Liberdade Econômica – que atinge, substancialmente, o registro público de empresas e tem como objetivo diminuir a burocracia e simplificar o ambiente de negócios, principalmente entre as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). A nova medida vai beneficiar os empresários que terão, com a gratuidade, um estímulo a mais para regularizarem sua situação caso precisem encerrar suas atividades.

Marinha no Pará

A Marinha do Brasil realizou a mostra de ativação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), em solenidade realizada na Base Aérea de Belém. Presidida pelo almirante de esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, comandante da Escola Superior de Guerra, a cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, também investiu o capitão de fragata Wesley Gonçalves da Cruz no cargo de comandante do esquadrão.

Marinha no Pará II

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte é uma organização militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval. Com sede em Belém, terá o propósito de prover meios aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e às demais organizações militares da Marinha do Brasil. Os militares do núcleo utilizarão um hangar disponibilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), no interior das instalações da ALA 9, cedido por meio de um acordo de cooperação firmado com a Marinha do Brasil.