O mundo da moda é um sonho para diversos jovens que aspiram estar nas passarelas representando seus municípios, estados e países em concursos que valorizam a beleza, personalidade e carisma dos candidatos. Adentrar nesse universo foi uma decisão que Bheatriz Travassos, de 18 anos, tomou em 2017 quando ainda estava no ensino médio.
A jovem conta que inicialmente foi convidada por Raytha Solaires, que dirige uma agência de modelos, para participar de desfiles e concursos locais de beleza. “A maioria era no Shopping, desfilando com as marcas das lojas, até que Raytha me fez o convite para o concurso Miss Teen Marabá 2017/2018 para competir com outras garotas. Eu aceitei sem saber bem o que me esperava e quando chegou o dia, ganhei”, conta Bheatriz, esboçando um largo sorriso.
Após essa vitória, a jovem se preparou para a etapa estadual, ocorrida em setembro de 2018, em Belém, alcançando o 4º lugar. “Fiquei bastante surpresa, não imaginava que fosse ficar entre as finalistas e em uma posição alta. Isso significa muito para mim, me fez sentir uma autoconfiança que no começo não tinha”, explica a jovem.
Leia mais:Com essa conquista, Bheatriz deu mais um passo no mundo da moda concorrendo na etapa nacional o Miss Model Teen Brasil. O certame aconteceu em fevereiro deste ano, em Curitiba, e colocou a candidata entre as 5 classificadas para serem indicadas a uma etapa internacional, sendo o Gold Universe Beauty Festival 2019, que acontece do dia 11 a 17 de dezembro em Lima, no Peru.
Entre a vida de miss e a rotina normal de uma adolescente, Bheatriz seguiu sempre estudando muito e graças aos seus esforços, foi aprovada no curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), estando atualmente no segundo semestre. “É bem puxado, pois a faculdade exige uma grande dedicação do meu tempo, mesmo assim não desisto do meu sonho que é estar nas passarelas. Não pretendo abandonar os estudos e nem o mundo da moda, pois ambos são importantes para mim”, explica.
Gold Universe
O concurso possui as categorias Baby, Mini, Preteen e Petite, todas com estatura máxima de 1,70cm por candidata. Todos os países podem participar da disputa, com destaque para os latinos, desde que tenham um franquiado. Bheatriz chegou até a competição graças ao seu destaque na etapa nacional, “darei o meu melhor para representar o Brasil nessa etapa, será um momento único para mim”, diz.
Inspiração
Não é só o desejo de estar nas passarelas que fez com que Bheatriz seguisse esse sonho, suas inspirações vieram de um lugar que está presente na rotina de 62% dos brasileiros, as redes sociais. Através delas, ela conheceu o universo da beleza e se encantou acompanhando modelos como a Miss Universo Catriona Gray, Miss Brasil Monalysa Alcântara e até mesmo locais, como a Miss Pará Ponnyk Torres.
“Acho interessante, pois a Monalysa, por exemplo, apoia causas sociais muito importantes e isso é uma inspiração para mim. Acho que o que faz uma mulher ser miss, além da beleza, é justamente seu comprometimento com determinadas causas. Eu espero, um dia, chegar a conseguir influenciar as pessoas positivamente como elas”, finaliza Bheatriz com olhar confiante. (Zeus Bandeira)