Criado em 2015 com objetivo de ajudar a Polícia Civil a localizar pessoas desaparecidas, o Programa Desaparecidos do Disque Denúncia Sudeste do Pará já confeccionou 305 cartazes de desaparecidos de vários municípios do Pará e também dos Estados de Goiás, Maranhão, São Paulo, Mato Grosso e até mesmo do Distrito Federal.
Desse total, a central recebeu a informação de que 122 foram localizadas. Esse total de pessoas localizadas corresponde a 40% da quantidade de cartazes confeccionados pelo programa desde 2015, quando a ferramenta foi criada. As informações foram repassadas nesta segunda-feira (21) pelo Disque Denúncia.
Dos cartazes confeccionados 51% são de pessoas do sexo feminino e 49% do sexo masculino. No Estado do Pará os municípios com maior número de cartazes confeccionados são: Marabá com 171 cartazes, Parauapebas 74, Itupiranga com nove, Canaã dos Carajás oito e São Domingos do Araguaia com quatro.
Leia mais:Após a análise dos dados cadastrados na central foi possível identificar que 44% dos homens que desapareceram possuem idades entre 11 a 20 anos e 17% de 21 a 30, já as mulheres, 74% são de 11 a 20 anos e 14% de 21 a 30.
Para Hellen Araújo, coordenadora do Disque Denúncia, “quem solicita a confecção do cartaz de desaparecido precisa informar à delegacia de Polícia Civil e à central de atendimento que a pessoa foi localizada para que seja confeccionado o cartaz de localizado”.
Ainda segundo informação do Disque Denúncia, o sucesso do programa está na forte parceria com a Imprensa que faz a divulgação dos cartazes nos meios de comunicação e na participação da população que denuncia à localização das pessoas desaparecidas. (Chagas Filho – com informações de Disque Denúncia Sudeste do Pará)
SAIBA MAIS
Para participar do programa quem tiver um parente desaparecido pode entrar em contato com a central através do WhatsApp (94) 98198-3350 e enviar uma cópia do boletim de ocorrência e uma foto da pessoa que está desaparecida. O Disque Denúncia conta sempre com a ajuda da população com informações que possam ajudar na localização dos desaparecidos. Para acompanhar os cartazes que são divulgados pela central é só acessar o site: http://disquedenunciapara.org.br, e a fanpage do Disque Denuncia Sudeste do Pará. (Chagas Filho com informações do Disque Denúncia)