Foi identificado como José Augusto da Silva Santos, de 27 anos, o homem que morreu em confronto com policiais do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar. A refrega aconteceu por volta de 16 horas de sábado, 19, no Bairro Liberdade, em Parauapebas.
Segundo a Polícia Civil, José Augusto, que era natural de Curionópolis, no sudeste do Pará, estava em liberdade provisória e tinha saído há pouco tempo da cadeia.
De acordo com o cabo Fernando, do GTO, a guarnição recebeu a denúncia, a partir de moradores do bairro, de que em determinado local estava acontecendo a comercialização de drogas e que, inclusive, os indivíduos estavam exibindo armas.
Leia mais:“Nós fomos verificar a denúncia e quando chegado no local já fomos recebidos a tiros. Observamos que tinha cinco indivíduos e três estavam armados. Conseguimos neutralizar um, que foi socorrido e levado para o hospital, e os outros conseguiram fugir”, detalha o policial.
Segundo o cabo, a geografia acidentada do local e o estado das ruas, com buracos, dificultou a perseguição aos outros indivíduos, que fugiram. O acusado baleado, agora identificado como José Augusto, acabou morrendo pouco depois de dar entrada no Hospital Municipal.
Com ele foi encontrada uma pistola calibre 380, com numeração raspada, que teria sido usada para atirar contra os policiais. Dentro do bolso do homem havia um bilhete, escrito provavelmente para a mulher ou namorada, no qual ele diz que só ela o completava e que espera um dia ainda encontrá-la. (Tina Santos e Ronaldo Modesto)