Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Marabá apresentou a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2019. Na presença de vereadores, líderes comunitários, secretários e demais interessados, o secretário de planejamento, Karam El Hajjar, expôs os dados no plenário da Câmara Municipal de Marabá (CMM).
No Relatório de Execução Orçamentária e Gestão Fiscal foram apresentados os números orçamentários do governo relativos às metas fiscais, índice de gastos com o pessoal, valores aplicados na saúde, educação, comportamento da receita, despesas, grau de endividamento, entre outros dados. Ao todo, o superávit do município foi de 32 milhões de reais.
“São números extraordinários, o gasto com pessoal tem baixado cada vez mais. Temos feitos inúmeros investimentos em saúde, educação e infraestrutura e tudo isso com transparência. Mostrando para as associações e instituições quanto foi gasto em cada área da prefeitura e como funciona a receita, despesas, etc”, contabilizou Karam El Hajjar.
Leia mais:Segundo o titular da Seplan, Marabá está entre os 5 municípios do país que conseguiram reduzir gastos com pessoal nesse período, despesa que ficou na casa dos 46,93%, bem abaixo dos 51,30% determinado como limite pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Um valor ainda menor do que apresentado no 1º quadrimestre, que foi de 48,6%. Para o secretário, esses 1%, 2% a menos são muito significativos, pois equivalem a uma margem maior de investimento para cidade.
Ao todo foram investidos mais de 80 milhões na saúde, superando em R$ 42 milhões, mínimo fixado em lei de 15%. No total, 30% do Orçamento do município foram destinados a está área, “mostrando o comprometimento da Prefeitura Municipal com essa pasta. Os números em educação também superaram o mínimo exigido (25%), chegando em 27%”, assinalou.
O vereador Márcio do São Felix (PSDB) destacou a importância desses investimentos na saúde e de expor isso para população. “Sempre há críticas quanto à área da saúde em Marabá. Mas é preciso ver o quanto se está investindo. Marabá é cidade polo, recebe muita gente. Gostaria que esse plenário estivesse cheio para que todos acompanhassem essa prestação de contas”, comentou.
O presidente da Câmara, Pedro Corrêa (PTB), reforçou que a atual gestão tem cumprido suas obrigações. “Ressalto a importância de um ato como esse, a atual gestão nunca se recursou de vir aqui e expor seus números para os que quiserem questionar. Enquanto muitos municípios estão se esforçando para pagar suas contas, Marabá mantém um superávit”, complementa.