Está marcada para segunda-feira, 21, audiência para tratar sobre a reforma e ampliação da Casa de Saúde Indígena, no Núcleo Urbano de Carajás, em Parauapebas. Trata-se de uma reivindicação dos líderes Xikrin à empresa Vale. Em reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, no Fórum de Justiça do município entre os indígenas, o prefeito Darci Lermen e o juiz Lauro Fontes foram alinhados os assuntos que serão debatidos na audiência.
O advogado que representa os Xikrin, José Diogo de Oliveira Lima, informou que durante a reunião o juiz Lauro Fontes convidou a comunidade indígena a participar da audiência. “A Vale deseja reformar a Casa de Saúde, mas só a reforma não atende às necessidades da Saúde que é uma obrigação de tutela da Vale em decorrência do Ferro Carajás. Em razão disso, terá uma audiência para tentar dialogar e tentar não só a reforma, mas a ampliação da Casa de Saúde, que dá apoio à saúde dos Xikrin. Será uma tentativa de mediação, hoje foi só para estender o convite para as comunidades indígenas”, relatou.
O cacique Pkrokopi disse que a Vale não quer fazer uma ampliação da casa de saúde. “A Vale quer só fazer a reforma, isso que a gente não aceita, tem que ser uma construção. Fazendo a construção tudo bem a gente vai descer e depois a gente retorna. Como a Vale fala de reforma a gente nunca desceu. A dificuldade que a gente tá encontrando é porque não atende às quatros aldeias, então a gente veio resolver isso juntamente com o prefeito, para a gente ter uma reunião com a Vale para fazer uma construção porque aumentou muito a população indígena, essa é a dificuldade”, declarou.
Leia mais:O cacique disse, ainda, que parte das solicitações feitas em reunião realizada ontem (terça) na Prefeitura já está sendo atendida. “O prefeito chamou a gente para que resolva isso antes do final do ano, isso foi um acordo com o prefeito que a gente possa ter uma melhoria para a comunidade”, comentou.
Já o prefeito Darci Lermen disse que a reunião de hoje foi um pedido do Juiz Lauro Fontes, para que houvesse uma intermediação para uma conversa entre a prefeitura e a Vale no sentido de ser realizada a reconstrução da Casa de Saúde Indígena. “Vamos construir lá e é para que eles venham para uma habitação aqui embaixo. Foi importante a conversa com o Dr. Lauro. Todo mundo quer o bem dos índios, ninguém quer o mal deles. E é isso que nós estamos fazendo”, defendeu.
O prefeito disse também que a administração municipal está recuperando a estrada de acesso à Terra Indígena Cateté. “Vamos recuperar 14 pontes, além disso todos programas de saúde, educação, assistência limpeza, tudo isso está acontecendo”, garantiu. Participaram da reunião representantes das aldeias Pokró, Kateté, Djudjekô e Ôodjã.
Representantes da Vale não participaram da reunião realizada hoje. Em nota, enviada ontem ao Correio de Carajás, após os indígenas entregarem pauta de reinvindicações ao prefeito, a mineradora afirmou que apoia a saúde do Povo Indígena Xikrin do Catete, em complemento à responsabilidade primária da União, Estado e Município, contribuindo para o atendimento médico e hospitalar dos indígenas.
Quanto à Casa de Apoio ao Indígena em tratamento de saúde, localizada dentro da Floresta Nacional de Carajás, a Vale informou já ter declarado às Associações Indígenas, por diversas vezes, estar à disposição para realizar a manutenção predial da edificação, mas afirma que é preciso que o local seja liberado temporariamente, por questão de segurança, para a execução das obras. (Luciana Marschall e Theiza Chisthine)