A Prefeitura Municipal de Parauapebas encaminhou nota na noite de ontem, terça-feira (15), acerca da reunião entre líderes Xikrin e o prefeito Darci Lermen, ocorrida à tarde, na sede da administração. Conforme a assessoria de comunicação, neste encontro foram alinhados os assuntos que serão debatidos em outra reunião, que ocorre nesta manhã no Fórum de Justiça do município.
Conforme a Ascom, os indígenas receberam do prefeito, um relatório da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e da Vigilância em Saúde que trata de todos os pontos necessários de reforma e ampliação da Casa de Apoio da aldeia Xikrin, localizada nas proximidades da rodovia Raimundo Mascarenhas, que dá acesso ao Núcleo Urbano de Carajás.
Este era um dos pontos da pauta entregue pelos indígenas, que pleiteiam junto à Vale a execução dessa obra na Casa de Apoio, assunto que será debatido na reunião de hoje. Em relação aos pontos cobrados diretamente da Prefeitura Municipal, a Ascom afirma que as aldeias contam com serviços de educação e saúde, as estradas vicinais de acesso às aldeias foram revitalizadas e o governo apoia a produção agrícola nas aldeias, inclusive com a entrega de mudas como açaí, cupuaçu, mandioca e milho.
Leia mais:A Mineradora Vale também encaminhou posicionamento após ser procurada pelo Correio de Carajás, afirmando que apoia a saúde do Povo Indígena Xikrin do Catete, em complemento à responsabilidade primária da União, Estado e Município, contribuindo para o atendimento médico e hospitalar dos indígenas.
Quanto à Casa de Apoio ao Indígena em tratamento de saúde, localizada dentro da Floresta Nacional de Carajás, a Vale informou já ter declarado às Associações Indígenas, por diversas vezes, estar à disposição para realizar a manutenção predial da edificação, mas afirma que é preciso que o local seja liberado temporariamente, por questão de segurança, para a execução das obras.
Participaram da reunião com o prefeito membros das aldeias Pokró, Kateté, Djudjekô e Ôodjã. (Luciana Marschall e Theiza Chisthine)