Doença de Chagas
Um passarinho da Secretaria Municipal de Saúde soprou para a Coluna que uma equipe do Instituto Evandro Chagas, de Belém, deve chegar a Marabá ainda neste mês de outubro para investigar dois casos de Doença de Chagas confirmados em laboratório. A situação estaria sendo tratada de forma cautelosa na SMS e a suspeita é de que as vítimas teriam contraído a doença depois de tomar açaí, como acontece em outros municípios do Pará.
Saída temporária
Leia mais:Em Belém, 600 presos terão saída temporária do sistema prisional do Pará para os festejos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019. A saída se dará de forma fracionada nesta quinta e sexta-feira. O benefício atinge internos do regime semiaberto, que terão exatos 7 dias para se reapresentarem na cadeia.
Polêmica
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) divulgou uma nota, nesta quarta (9), negando os indícios de tortura apontados pela ação do Ministério Público Federal (MPF) do Pará contra a Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). Segundo o Depen, as denúncias são falsas. O MPF disse que não vai se manifestar.
Polêmica II
O Depen é subordinado ao Ministério de Justiça e Segurança Pública, comandado por Sérgio Moro, que enviou a força-tarefa ao Pará a pedido do governador Helder Barbalho, após um massacre que resultou na morte de 62 presos em um presídio de Altamira, no sudoeste do estado.
Depen
Em nota, o Depen citou um laudo divulgado pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) no dia 13 de setembro. Segundo o Depen, 64 presas e 11 presos foram levados ao centro e, “em todos os laudos, não foi constatada tortura”. Moro contestou a ação em visita a Belém, e disse em uma rede social que a força-tarefa faz bom trabalho, “retomando o controle dos presídios que era do Comando Vermelho”.
Privatização
E o Governo Federal confirmou que pretende mesmo privatizar 970 quilômetros da BR-163, no Pará. A chamada Santarém-Cuiabá é hoje uma das principais rotas de importação de soja do País. O edital para concessão deve sair no primeiro semestre de 2020 e a empresa vencedora ficará responsável por reforma, monitoramento e conservação da rodovia. Hoje ao produtor do Centro-Oeste, exportar pelo porto de Santos ou de Paranaguá, no Paraná, custa 126 dólares por tonelada, contra 80 dólares por tonelada, quando pelo porto de Miritituba, em Itaituba (PA)