O Procon de Parauapebas realiza nesta quinta-feira, 10, um ciclo de palestras com o objetivo de orientar idosos sobre as propostas de empréstimos, como os consignados, que muitas vezes comprometem o rendimento de muitos aposentados. A primeira palestra está marcada para começar a partir das 9 horas, no Cras do Bairro da Paz.
Segundo o Procon, a ideia é despertar a conscientização dos consumidores para combater o fenômeno do superendividamento. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que o órgão desenvolve desde o dia 1ª de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, com ações em correspondentes bancários que prestam serviços na cidade.
Agora no início de outubro, o Procon realizou fiscalização em vários municípios do Pará visando combater à prática de empréstimos abusivos praticados contra a pessoa idosa. Durante a operação, foram elaborados auto de infração com um questionário que as correspondentes bancárias deveriam responder e apresentar os documentos solicitados. Em caso de falta de algum item, o Procon decretava um auto de infração.
Leia mais:A iniciativa fez parte da programação do Dia Internacional da Pessoa Idoso e é direcionada a esse público por ser alvo de assédio recorrente e publicidade abusiva por empresas que concedem empréstimo consignado.
Entre as orientações do Procon para evitar cair em empréstimos abusivos, estão o cadastramento de telefones indesejados nos bloqueios de telemarketing, manter uma planilha organizada de despesas e orçamento, além de conversar com a família e avaliar a real necessidade de contratação dos serviços. (Tina Santos – com informações do Ascom PMP e Procon)