O bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbelini, está no Vaticano junto com outros bispos brasileiros, que também atenderam ao chamado do Papa Francisco para participar do Sínodo para a Amazônia, uma reunião convocada ainda em 2017 para discutir novos caminhos para a evangelização e para a preservação da floresta e dos povos indígenas.
Com o tema “Amazônia: novos caminhos para a igreja e para a ecologia integral”, a convocação conta com a presença de 250 participantes, entre bispos, indígenas e mulheres da região Pan-Amazônica. O Sínodo teve início no último dia 6, com uma missa celebrada pelo Papa Francisco na Basílica São Pedro, em Roma.
Na reunião são debatidas as necessidades da população amazônica, que foram registradas em um documento denominado Instrumentum laboris (instrumento de trabalho), que foi elaborado ao longo de dois anos com encontros promovidos pelas pastorais em todas as regiões da Amazônia.
Leia mais:Para Dom Vital, o Sínodo é algo importante e bonito porque reúne bispos de diversos países da América Latina para tratar da preservação da natureza, do respeito aos povos indígenas e de ajudar as pessoas mais pobres.
“É uma oportunidade de graça de Deus para evangelizar as pessoas seja do campo ou da cidade e para sermos evangelizados. A vida na Amazônia é rica na biodiversidade, mas é também ameaçada pela destruição e exploração ambientais. Devemos denunciar as situações de pecado, as estruturas de morte, a violência e fomentar o diálogo inter-religioso e ecumênico. O Sínodo deve ser apoiado por todos nós e não criticado, mas vivenciado na paz e no amor porque é obra de Senhor caminhar juntos ao redor de Cristo e da igreja”, classificou.
O bispo lembrou ainda da importância da comunhão de todos nesse momento, por isso, as comunidades precisam permanecer unidas em oração. “Estamos em comunhão com toda a igreja diocesana, com todo o povo de Deus, pastorais e movimentos de serviço, com as pessoas que mais sofrem. Queremos estar assim em comunhão com o Senhor e para que tudo isso ocorra de uma forma bem concreta, rezemos uns pelos outros”, disse Dom Vital.
As reuniões no Vaticano devem prosseguir até o dia 27 deste mês.
Círio 2019
O bispo diocesano de Marabá também falou sobre o Círio deste ano, que será nos próximos dias 19 e 20 e que, segundo ele, é uma oportunidade de crescer na evangelização.
“É a oportunidade de crescimento da fé, da esperança na caridade. Nesses dias a imagem de Nossa Senhora [de Nazaré] está visitando as comunidades, as paróquias. Temos também o Círio Missionário que está visitando famílias, [as] casas para que a presença de Deus e de sua Mãe estejam na vida do povo de Deus, sobretudo dos pobres. O Espírito Santo nos ilumine na caminhada para que possamos fazer um bom Sínodo, com propostas concretas, novas para a igreja, na igreja da Amazônia, da qual nós fazemos parte. E para uma ecologia integral na qual tudo está interligado porque Deus é o criador de tudo, Ele nos quer ver unidos, fraternos com Ele e com toda a natureza”, disse Dom Vital. (Fabiane Barbosa)