Uma solenidade ritualística e um jantar com música ao vivo marcaram a comemoração dos 25 anos da Ordem Demolay em Marabá. Foi na noite de 5 de outubro no Carajás Centro de Convenções. A marca diz respeito à fundação e instalação do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220, que é o braço da instituição internacional aqui na cidade. A entidade trabalha com a formação moral e cidadã de jovens rapazes de 12 a 21 anos de idade e é patrocinada pela Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabanse nº 6.
O evento contou com a presença dos Demolays, seus familiares, de várias autoridades maçônicas e convidados da sociedade civil organizada. Prestigiaram a solenidade o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Pará, Edilson Araújo; o grande mestre estadual da Ordem Demolay, Fernando Pacheco; os veneráveis das lojas Firmeza e Humanidade Marabaense nº 6, Pioneira da Transamazônica e Trabalho e Silêncio; o inspetor Litúrgico do Grau 33, Valby Camargo; o Legionário de Honra da Ordem, Wagner Spíndola Ataíde; o Sumo Sacerdote do Capítulo Carajás nº 118, dos Maçons do Real Arco, Ênio Alves Machado de Paula; entre outros.
Da sociedade civil, destaque para a presença da juíza de Direito Andréa Aparecida de Almeida Lopes; o defensor público Allysson Castro; o deputado Estadual Dirceu ten Caten; o presidente do Rotary Club e do Conjove/Acim, Caetano Reis, entre outros. Também presentes as meninas da Ordem Internacional do Arco-íris, lideradas pela ilustre preceptora da Assembleia Acácia da Transamazônica nº 5, Carmem Lúcia e pela preceptora-mãe Cristiane Cade Coelho Soares.
Leia mais:O evento foi organizado pelos Demolays ativos, com o apoio dos membros mais antigos, os chamados sêniors, assim como o Conselho Consultivo, que tem à frente o maçom Ulisses Maia e o Clube de Mães Oriente de Virtudes, presidido por Gabriella Bravim Angeli.
HISTÓRIA
Num telão de LED foram exibidos vídeos com depoimentos de pessoas que têm ligação histórica com a entidade, e que lembraram passagens desses 25 anos. É o caso de Paulo Bosco Jadão, que era venerável da Loja Marabaense em 1994, e deu o pontapé inicial; Patrick Roberto Carvalho, membro mais antigo em atividade e André de Lima, primeiro mestre conselheiro (presidente), hoje delegado de Polícia Civil em Santa Catarina.
Também foi relembrada a criação da Ordem Demolay em 1919 pelo maçom norte americano Frank Sherman Land, na época preocupado em criar condições para uma juventude mais sadia, com amizades virtuosas e conceitos de patriotismo e cidadania para os jovens de sua comunidade. Nos EUA este ano houve a festa de centenário da instituição.
HONRARIA
O evento também foi marcado pela concessão de investidura do jovem Lucas Melo Camargo ao Chevalier, maior honraria que pode receber um Demolay. Houve uma cerimônia para isso, considerada uma das mais belas.
Os membros do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira ainda destinaram uma homenagem ao membro decano, Patrick Roberto, com um quadro e um diploma de Mestre Conselheiro de Honra, em alusão à função de presidente, que ele não teve oportunidade de ocupar, quando do seu período ativo.
Após a solenidade, os membros e convidados participaram de um lauto jantar no salão multiusos do Carajás Centro de Convenções Leonildo Rocha, com direito a música ao vivo, na animação de Júnior Ceceu e banda. Também um bolo temático, com um demolay em miniatura no topo. (Da Redação)
Saiba mais
A Ordem DeMolay é uma entidade paramaçônica de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos. A Ordem DeMolay é a maior entidade juvenil do mundo, segundo seus membros. Baseia-se em sete princípios, chamados de virtudes: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.