Imagine que você está buscando um celular para comprar pela internet. Ao encontrá-lo a um bom preço, você manda o link do site para algum amigo em busca de uma opinião. Mas quando ele abre a página do site, ele vê um valor diferente do seu, embora seja o mesmo produto, vendido pela mesma empresa. Acredite, isso não se trata de um erro e é uma prática comum em alguns e-commerces.
O nome dessa estratégia é preço dinâmico . Ela se assemelha ao que acontece com o preço das passagens aéreas, que pode mudar várias vezes em um dia, de acordo com a procura por vôos para aquele destino e naquela data. No caso das lojas online, porém, mais coisas são levadas em consideração.
“Os sistemas usados tentam ler uma série de dados para identificar quem é aquele comprador e o quanto ele está precisando ou querendo aquele produto. E, ao descobrir informações sobre ele, as lojas podem variar o preço daquele produto, seja para incentivá-lo a comprar mais rápido ou até colocando um valor maior”, explica o professor Marcelo Coutinho, coordenador do mestrado profissional da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Leia mais:Portanto, a mudança do preço não se dá necessariamente por causa do aparelho que você está usando para a pesquisa. O principal, para as lojas, é identificar o consumidor e as suas necessidades.
Rastreando o comprador
Segundo o professor, quando o consumidor faz uma busca em um site, a primeira coisa que as ferramentas usadas pelas lojas faz é checar se ele está “logado”, ou seja, se já tem cadastro na loja e está usando seu perfil. A partir daí, ele lê as informações básicas do potencial comprador, como o endereço e quais foram as últimas compras.
Depois, essas tecnologias tentam rastrear o número do IP (protocolo de internet, na sigla em inglês) do computador ou smartphone que está sendo usado pelo consumidor. Com esse número, eles podem conseguir informações como o histórico de buscas feitas naquele aparelho, para, a partir daí adaptar ou não o preço de um produto.
“Existe um conjunto de tecnologias chamado finger print (impressão digital em inglês). Toda vez que você acessa a um site comercial de grande porte, é possível puxar até 50 informações diferentes do seu computador”, afirma o professor. “A loja pode identificar quantas vezes você buscou pelo produto x ou y e, a partir dali, ela pode oferecer um preço para você”, explica.
Depois de identificar o comprador, a loja traça uma estratégia, que segundo Coutinho, pode variar. “Se o sistema percebeu que você buscou um determinado produto muitas vezes, a loja pode colocar ele mais barato para você, pra te convencer a levá-lo logo. Por outro lado, se ela tiver pouco estoque daquele produto, ela pode aumentar o preço dele para você, imaginando que você precisa muito, então vai comprar de qualquer maneira”, diz.
Portanto, se você buscou muitas vezes um determinado produto no seu iPhone, ele pode aparecer a um preço “customizado” para você. Que pode, por sua vez, ser diferente do preço visto pelo seu amigo, em outro aparelho.
Testes do Valor Investe
O Valor Investe monitorou durante duas semanas três modelos de smartphones em cinco dos principais e-commerces do país. Foram eles o iPhone XS de 64 GB de memória (modelo mais novo da Apple vendido no Brasil), o Samsung Galaxy S10 de 128 GB de memória (modelo mais novo da principal linha da Samsung) e o Samsung Galaxy A30 de 64 GB de memória (smartphone mais vendido no Brasil neste ano).
As lojas online pesquisadas foram: Americanas.com, Submarino, Fast Shop, Casas Bahia e Magazine Luiza. Em todos os sites, os produtos pesquisados eram vendidos e entregues pelos próprios e-commerces, e não por lojistas parceiros.
Magazine Luiza e Casas Bahia mostraram variação de preços ao longo dos dias. Essa mudança também entra dentro da lógica do “preço dinâmico”, mas, segundo Coutinho, está mais relacionada às buscas e ao estoque de cada empresa.
“Se aquele aparelho está sendo muito buscado, vendendo muito e o estoque caindo, eles sobem o preço”, afirma. Esse processo é automatizado pelos próprios sistemas, semelhante ao que acontece com as passagens.
Porém, mesmo acessados de diferentes aparelhos, os preços dos produtos vendidos pelo Magazine Luiza e Casas Bahia continuaram os mesmos.
Já os sites Submarino e Americanas.com, ambos pertencentes ao grupo B2W, mostraram variação de preço não só ao longo dos dias, mas também se pesquisados em dispositivos diferentes.
Em um dos testes, o Samsung Galaxy S10 de 128 GB de memória estava sendo vendido por R$ 3.123,12 pelo site Submarino. Ao pesquisarmos o mesmo aparelho em um iPhone, o preço encontrado foi de R$ 3.016,65. Já em um smartphone Samsung, o preço encontrado foi de R$ 3.549,00.
Em outro teste, o iPhone XS de 64 GB de memória foi encontrado no site Americanas.com por R$ 5.669,10. Ao enviar o link da página da compra para um celular iPhone e um Samsung, o mesmo aparelho aparecia pelo valor de R$ 5.984,05.
Isso é legal?
Segundo o Procon-SP, sim. Guilherme Faride, chefe de gabinete da entidade, afirma que não há uma vedação legal sobre preços dinâmicos. “Isso está dentro da liberdade econômica e não há regulação sobre o tema”, diz.
O que ele destaca, no entanto, é que é obrigatório que se mantenha qualquer oferta de preço de forma clara e que o consumidor não precise questionar quanto custa aquele produto. “Se o site fornece o preço, o valor, de forma clara, e permitir que ele faça a aquisição por aquele preço, naquele momento, não há ilegalidade”, afirma.
Posso me proteger?
Uma estratégia para você conseguir “se proteger” dessas mudanças é pesquisar em diferentes dispositivos. Onde encontrar mais barato, compre.
Caso você não tenha diferentes dispositivos para pesquisar, o “truque” de usar a janela anônima do seu navegador, sem estar “logado” em nada (e-mail ou redes sociais, por exemplo), é válido. Isso porque pode dificultar um pouco a forma de você ser identificado, já que a ferramenta não vai encontrar facilmente o seu e-mail e as suas buscas antigas.
Em nota, a Americanas.com e Submarino “informam que seus preços podem ser atualizados constantemente e o tempo de propagação pode variar entre ‘devices’. As marcas estão sempre atentas e cumprem todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor.” (Fonte: Valor Investe )