O CORREIO conversou esta semana com o secretário municipal de Obras, Fábio Moreira, para entender melhor o andamento de algumas obras, públicas, sobretudo as mais demoradas, como a do prolongamento da Orla, aguardado desde o ano passado. A repercussão dessa intervenção vem preocupando moradores mais tradicionais, como mostrado em reportagens recentes do Jornal.
Ele explica que as obras de continuação da Orla Sebastião Miranda, no ‘Cabelo Seco’, já estão em andamento com o aterro do local, que está sendo feito pela prefeitura. Segundo ele, a altura do aterro vai até a cota 77.
Depois será repassado à empresa que vai construir a obra, que irá erguer um muro de cinco metros de altura, atingindo, com isso, a cota 82, que é o limite trabalhado naquela área na prevenção contra enchente. A parte burocrática para a realização dessa etapa da orla, como a desapropriação de casas, foi finalizada e agora seguem as negociações com esses moradores para aquisição ou construção de outra moradia para eles.
Leia mais:Esse processo é conduzido pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), com o acompanhamento do Ministério Público. “Os moradores é que irão decidir se querem uma casa nova ou já construída no mesmo bairro. O certo é que, no mínimo, terão uma casa igual a que tinham”, frisa o secretário.
Ele acrescenta que já tem um projeto no Ministério Turismo para a construção de um mirante, no encontro dos dois rios (Itacaiúnas e Tocantins), orçado em R$ 2 milhões, que irá dar ainda mais beleza ao local, que deve se tornar um dos principais pontos turístico da cidade.
“Vai ser sem dúvida, uma obra importante para impulsionar o turismo no município, assim como será um ponto de lazer para o moradores da cidade. Aquele local se não é o mais bonito, é um dos mais bonitos de Marabá”, sustenta o secretário, observando que muita gente já está indo ao local só para ver o início das obras.
Grota Criminosa
Quanto às ‘eternas’ obras da Grota Criminosa, no trecho da Folha 23 e 26, ele informa que já está na fase final e que a obra deve ser concluída até o final do ano. O secretário responde que estão agora sendo construídos os elevatórios, que irão levar o esgoto da duas folhas para a Estação de Tratamento, no Bairro do Amapá.
“As bombas e os motores já estão em fase de teste e, ainda este ano a gente finaliza essa etapa da Grota Criminosa”, garante Fábio.
Questionado sobre os outros trechos da grota, o secretário respondeu que já tem projetos, mas sem dotação orçamentária para isso. “Nesses outros trechos, o que a gente vem fazendo são trabalhos de manutenção rotineira, como limpeza dos canais. Inclusive recentemente foi feito um contrato para a recuperação de alguns trechos. Naqueles locais onde foram retiradas manilhas e ficaram abertos, nós já conversamos com os moradores e acreditamos que até o próximo verão a gente consegue realizar essas obras”, prevê o secretário.
Ele ainda esclareceu que as tubulações que estão sendo colocadas na Folha 29 e KM 7 são partes da drenagem para a pavimentação asfáltica que será realizada nos bairros. No caso do KM 7, vai ser feita a pavimentação da via adjacente a Br-222, sendo mais uma alternativa ao tráfego de veículos naquele trecho. “Aquele trecho é muito desordenado e, com a pavimentação da via, vamos organizar o trânsito local, onde há muitas empresas e oficinas”, frisou.
Grota do Aeroporto- Quanto a Grota do Aeroporto, outro canal que sempre causa dor de cabeça aos moradores da área quando chove forte, por conta das inundações, o secretário adiantou que ainda não existe prazo para iniciar as obras. Ele justificou que o projeto original foi revisto, para poder viabilizar a obra, e que já foi enviado à Caixa Econômica Federal (CEF), que inda não se manifestou quando a liberação de recurso.
De acordo com o secretário, no projeto original constavam mil desapropriações. “Nós enxugamos esse projeto, a exemplo do projeto do Estádio de Futebol, para torná-lo mais viável. Agora estamos aguardando a resposta da Caixa, para poder fazer a licitação, que será em partes, de forma que o município possa honrar com a sua contrapartida”, explicou Fábio.
Calendários de obras
Fora essas obras de grande porte, o secretário pontua que até o final de novembro serão entregues obras que estão sendo concluídas. Segundo ele, agora no dia 18 de outubro vai ser entregue a população, toda reformada, a Praça São Francisco, no Bairro Cidade Nova; e no dia 25, o prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Seasp), que foi todo reformado. Ele detalha ainda que ao lado do prédio da Seasp está sendo construído a Casa dos Conselhos, que vai ser um espaço próprio dos conselhos do município.
Já o mês de novembro vai ser dedicado à entrega de unidades escolares, que será feita toda sexta-feira. O calendário de inaugurações começa dia 1º, com a entrega da Escola do Bairro Santa Rosa; dia 8, a escola do Bairro Araguaia; dia 14, será reinaugurado o CAIC; dia 22, Escola de Morada Nova; e no dia 29 serão inauguradas três escolas na zona rural, nas vilas Vitória, São Raimundo e Santa Tereza. (Tina Santos / Reportagem: Josseli Carvalho)