Na região dando apoio nas operações de combate a incêndio e outros crimes ambientais, o Exército também tem participado de outras ações em parceria com órgãos de segurança. Em são Félix do Xingu, no sul do Pará, o contingente que está no município, que é lotado na 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá, tem participado de ações de conscientização no trânsito.
No local, assim como em vários municípios da região, é comum as pessoas não fazerem uso de dispositivos de segurança obrigatórios no trânsito, como capacetes e cinto de segurança, medidas importantes para a proteção de motociclistas, motoristas e passageiros de veículos.
Segundo o sargento Danko, o motivo da fiscalização não é apreender, mas sim orientar condutores de veículos e passageiros. “Nós estamos atuando no município de São Félix do Xingu e região, como Xinguara e Redenção, apenas como educadores e orientadores do trânsito. Não estamos aqui para multar ou apreender nenhum veículo, mas sim para falar sobre a importância do uso do capacete, para que eles não circulem com mais de duas pessoas na moto, e quanto aos carros, estamos orientando sobre o uso do cinto de segurança e a importância da troca de pneus, caso eles estejam muito gastos”, destacou o sargento. (Tina Santos)
Leia mais: