O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), em parceira com Núcleo de Cidadanias Adolescentes, um espaço de participação deles construídos nos municípios participantes do Selo Unicef, realizou na noite de ontem, quinta-feira (26), o primeiro debate entre os 28 candidatos aos dois Conselhos Tutelares de Parauapebas. Ao todo, serão eleitos 10, cinco para cada unidade, no próximo dia 6, domingo.
“O debate é para a comunidade conhecer os candidatos ao Conselho Tutelar e é de grande relevância que a comunidade esteja inteirada, participando e fazendo os questionamentos para de fato ter consciência política e escolher melhor os candidatos em 6 de outubro”, comentou Aldo Serra, presidente do COMDCAP.
Ele destaca que diariamente ocorrem violações aos diretos relacionados às crianças e adolescentes, por isso é dada tamanha importância à escolha de quem vai atuar junto a estas situações. “O órgão competente para fazer essas averiguações e fazer valer esses direitos é o órgão de Conselho Tutelar, que funciona enquanto um guardião dos direitos das crianças e adolescentes. É importante que os cidadãos estejam atentos a esta situação”.
Leia mais:Gabriel Nogueira, representante do Núcleo de Cidadanias Adolescentes, destacou a necessidade de participação da entidade neste processo. “Mostra o protagonismo dos adolescentes no âmbito das políticas públicas voltadas para atender estes próprios adolescentes e este debate tem o enfrentamento dos candidatos no pleito e a gente veio para mostrar que nada deve ser sobre nós sem nós, então tudo o que for decidido para os adolescentes e crianças que a gente possa participar também dando nossa opinião”.
Flávia Gil, articuladora do Selo Unicef em Parauapebas, fala sobre o protagonismo juvenil e a importância da participação social dos adolescentes enquanto atores de intervenção e transformação da própria realidade. “Participando ativamente, eles têm condições de escolher os candidatos e mostrar pra sociedade que adolescente também pode e deve participar dos processos de eleição”.
Flávia explica que o papel do Selo Unicef é andar de mãos dadas com a prefeitura, o conselho e demais órgãos unidos para melhorar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. “A cada quatro anos o município adere ao Selo e é certificado ao final se melhorar as condições de políticas públicas para crianças e adolescentes. Aqui já foi conquistada duas vezes (certificação) e esta é a terceira participação”. (Luciana Marschall e Rayane Pontes)
Confira abaixo a lista de candidatos às unidades do Conselho Tutelar em Parauapebas: