O sistema de saúde pública do município de Jacundá acaba de ganhar um aliado: a tecnologia. A partir de agora especialidades médicas, antes não ofertadas, serão disponibilizadas por meio de videoconferência. O serviço de Telemedicina e Telediagnóstico tem capacidade para atender até cinquenta pacientes por mês e é resultado de uma parceria entre o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems) e Prefeitura de Jacundá possibilitou a implantação do serviço.
A secretária de Saúde, Lícia Conceição Sousa, explica que será oferecido à população local o acesso a consultas com especialistas em diversas áreas. “Agora, ficou mais fácil se consultar com especialistas, aos quais só se tinha acesso indo a Belém, a exemplo do neuropediatra”.
A telemedicina e o telediagnóstico são instrumentos da medicina que dão apoio ao diagnóstico clínico, através de consultas especializadas e equipamentos tecnológicos de imagem, permitindo interação entre profissionais que se encontram em locais distantes. Neste caso, na sede do Cosems e na unidade de saúde de Jacundá.
Leia mais:Foi montado um consultório médico na Secretaria Municipal de Saúde, devidamente equipado para a garantia de um atendimento de qualidade. “Referenciamos quatro médicos da nossa rede de saúde para interagirem com esses especialistas no momento da consulta do paciente”, explica a secretária.
Inicialmente com o telediagnóstico serão disponibilizados laudos de eletrocardiograma. “Futuramente, avançaremos pra outras especialidades, [como por exemplo], dermatologia, através de análise de imagens de lesões da pele como triagem inicial de uma investigação; e oftalmologia, [com] análises de imagens para exames simples”, detalha a secretária.
Com o serviço áreas clínicas como neurologia, neuropediatria, endocrinologia, cardiologia e gastropediatra passarão a ser ofertadas pelo sistema público de saúde de Jacundá, o que encurta o elo entre paciente e especialista.
Para finalizar, Lícia ressalta que a Secretaria de Saúde pretende adquirir mais equipamentos para ampliar a oferta de outras especialidades, já que o serviço absorve a estrutura do sistema de Atenção Básica. (Antonio Barroso)