Continuando a reportagem sobre a nova roupagem das barbearias em Marabá, o CORREIO publica hoje outros cases de sucesso de quem apostou na restilização de seus ambientes para mantar velhos clientes e atrair nova freguesia.
Para isso, muitas tradições das antigas barbearias foram resgatadas nos novos formatos, com o objetivo de manter a essência dos ‘velhos tempos’. No Núcleo Cidade Nova, mais precisamente no Bairro Novo Horizonte, uma barbearia se apropriou de diversos elementos antigos que compunham os espaços da época para decorá-la. Claro, com um toque moderno.
Quem decidiu apostar nesse visual bem mais rústico e retrô foi Walber Aguiar, de 47 anos, na Barbearia Aguiar. Sim, a escolha de usar o sobrenome no local foi proposital, já que antigamente as barbearias levavam o sobrenome da família que cuidava dela. E não foi apenas essa tradição que ele resgatou.
Leia mais:A decoração do lugar lembra um cenário faroeste, como em filmes antigos. As paredes seguem uma paleta de cores areia do deserto; na recepção há quadros de mulheres estilo vintage como nos anos 50; os móveis são de madeira escura em tons rústicos; os sofás e as poltronas são pretos e de couro; e vários itens decorativos presentes – tanto nas paredes quanto nos balcões – transmitem ainda mais essa sensação de estar na antiga série de TV, Rawhide.
Nascido em Bacabal (MA), Walber chegou a Marabá em 1979, ainda na infância, quando sua família foi atraída pelo sonho de investir no garimpo de Serra Pelada. Ao longo de sua vida por aqui, ele atuou em diversas áreas, até que em 2017, quando vendeu a empresa de eventos que tinha com seu esposo, começou a investir em uma das primeiras barbearias de Marabá.
“Antes de ser barbeiro eu já realizava algumas atividades estéticas e participava de cursos profissionalizantes apenas por hobbie. Chegava a fazer sobrancelha das clientes que tínhamos na empresa de eventos, aparava a ponta dos cabelos da minha sogra, esse tipo de coisa. Quando decidi começar a barbearia, procurei me profissionalizar em cabelos masculinos, frequentando cursos em Belém e em Belo Horizonte”, conta Walber.
Em outubro de 2017, a Barbearia Aguiar abriu as portas na Avenida Itacaiunas com apenas duas poltronas, porém, três meses depois, a alta demanda fez com que Walber acrescentasse mais três. “No começo, a ideia era ser um estabelecimento pequeno onde ficaria só eu e mais um barbeiro, porém de uma média de 40 a 50 clientes que eu atendia no começo, agora temos entre 140 a 150 por semana”, disse Walber.
Como a proposta era trazer algo clássico, ele agregou alguns detalhes que eram utilizadas nas antigas barbearias aos serviços mais modernos que são procurados hoje. “Coisas como uma toalha quente, espuma e navalha, que eram das barbearias clássicas, foram unidas a massagens, maquiagem masculina, penteados modernos, design de barbas, sobrancelha, que são serviços dos dias atuais”, cita Aguiar.
Além disso, também são oferecidas algumas promoções e pacotes personalizados como o Dia do Noivo e a Terça Kids. Embora o dia da entrevista não fosse uma terça-feira, o CORREIO encontrou por lá a pedagoga Isnayra Lustosa, 37 anos, que levou seu filho, o pequeno Sávio Lustosa para dar um ‘tapa’ no visual. “Como sou mãe, me preocupo com os cuidados dos meus filhos. Se o barbeiro me passa segurança eu fico mais tranquila de entregá-los nas mãos dele. Fiquei sabendo da Terça Kids hoje, achei vantajosa por ter desconto e brindes para as crianças”, comenta Isnayra.
Para proporcionar um espaço clássico e com grande variedade de serviços, Walber investiu R$ 150,000,00 em seu estabelecimento, como revelou ao CORREIO. “Isso com a reforma que fiz logo após os três primeiros meses quando abri. Levei muito a sério a proposta da minha barbearia, tudo para trazer o melhor maquinário de acabamento, massagem, estufa de esterilização que uso nas navalhas e as bancadas personalizadas. Fiz questão de trazer um acervo de itens de qualidade”, justifica Walber.
Sobre os serviços, Walber comenta ainda que a busca por barbearias pode ser atribuída à necessidade dos homens de se cuidarem, atrelada a falta de um estabelecimento com uma ‘cara’ mais masculina. “Sem dúvidas o ambiente influência no bem-estar do homem. Se ele está na barbearia e vê outro fazendo a sobrancelha, por exemplo, ele se pergunta ‘por que não?’, e assim passa também a usufruir desse serviço”, comenta Walber.
Psicólogo da Unifesspa explica gosto masculino
Qual seria o motivo para os homens preferirem esse modelo mais masculino de espaço estético para cuidar de algo simples como o seu cabelo? O CORREIO buscou uma explicação científica para essa pergunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, mais especificadamente no curso de Psicologia.
O psicólogo e Prof. Dr. Normando Viana explica que se trata de questões de gêneros que adentram na esfera social e cultural. Além da condição biológica que determina o que é ser homem ou mulher, existe também o conjunto de papéis sociais que são culturalmente pré-definidos para a sociedade sobre o que é ser homem ou mulher.
“Dentro desses papéis ou roteiros há uma sinalização de comportamentos e lugares que tradicionalmente devem ser exercidos e ocupados por homens. A cultura da sociedade define como os homens ou as mulheres devem se vestir, agir, falar e até se cuidar. Então, geralmente, os homens ocupam lugares que reforçam a masculinidade e as barbearias acabam por atender o que prescreve esse roteiro, alinhado à necessidade de cuidar mais da sua aparência”, explica o professor.
A reportagem do CORREIO ainda questionou Normando se essa necessidade de seguir esses roteiros ou papéis pode causar algo negativo aos homens. Ele explicou que dentro de uma sociedade, os seres humanos têm a conveniência de se sentirem aceitos, logo, seguir os roteiros é uma imposição principalmente para os homens.
“Para ser aceito na sociedade deve-se seguir o que pregam esses roteiros. Se um homem subverter ou desconsiderar as regras do que é ser homem, ele acaba sofrendo algum tipo de implicação que gera um mal-estar, uma angústia ou insatisfação psicológica. Logo, a cronificação do não cumprimento ou a preocupação constante de estar sempre alinhado nesse roteiro pode gerar nos homens algum nível de mal-estar”, explica Normando.
Novo formato tem mais de 15 empresas
Em Marabá, durante a busca por barbearias para essa reportagem, localizamos 16 empresas com uma nova roupagem, incluindo as que foram mencionadas. Todas oferecem serviços de cabelo, barba, bigode e a maioria algo a mais, como sobrancelha, hidratação, selagem etc. Várias delas servem bebidas aos seus clientes, principalmente cerveja, e dispõem de planos de fidelidade para garantir rende fixa.
Uma novidade apurada foi o plano mensal, no qual o cliente paga um determinado valor e passa a ter direito a cortar o cabelo quantas vezes quiser durante o mês. Formas de entretenimento também podem ser encontradas, como sinuca, dardos e até mesmo videogames. Com tudo isso, cortar o cabelo se torna uma experiência prazerosa para um momento relax. (Zeus Bandeira)