A programação da 1ª Festa Literária de Marabá na manhã desta segunda-feira, 23, reuniu crianças de seis Núcleos de Educação Infantil (NEI) e uma escola particular para uma manhã de contações de histórias e apresentações culturais. Os alunos se reuniram no auditório do Carajás Centro de Convenções e Eventos para assistir aos espetáculos.
As histórias foram apresentadas pelo Grupo Pandeiro de Histórias, formado por professoras da rede municipal, onde cada uma das sete integrantes prepararia um conto para ser narrado. As histórias iam desde a formiguinha que precisava de ajuda para livrar seu pezinho de um floco de neve até o jovem agricultor Tinguelingue que viu a chance de se tornar imperador, cada uma remetia a um valor que estava estampado nos totens em cima do palco.
A professora Marluce Caetano – que atua na Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação – foi uma das integrantes do grupo que se apresentou e explica que fazer prevalecer os valores é importante para a formação social das crianças. “Hoje há uma série de tentações que desviam as crianças da educação, como drogas, violência, criminalidade. Então, a proposta é resgatar valores que ajudam a criança a se tornar um cidadão consciente. Colocamos hoje aqui: Humildade, Sinceridade, Respeito, Confiança, Persistência, Amizade e Amor. Então, em cima destes sete valores nós trouxemos histórias que dão uma lição sobre cada um”, explica Caetano.
Leia mais:Os NEIs participantes da programação foram São Félix, Liberdade, Raimundo Almeida dos Santos, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Edivan Alves Pereira. A coordenadora da Biblioteca Municipal, Evilângela Lima, complementa que não só as escolas de Marabá, mas também de municípios vizinhos vieram contemplar a programação. “Nos demais dias receberemos Rondon do Pará, Nova Ipixuna, Itupiranga, entre outros. Ao longo da semana, haverá outras apresentações, como peças de teatro, danças e músicas”, completa Evilângela.
Espaço Imaginário Infantil
Mas não é só nas programações da manhã no auditório que as crianças podem aproveitar a Festa Literária. No Espaço Imaginário, há uma programação em paralelo para as crianças menores praticarem atividades que vão desde aprendizado de Libras até confecções de cadernos personalizados. (Zeus Bandeira)