Começou hoje, 21, a programação da 1ª Festa Literária de Marabá com a abertura dos estandes e uma programação com apresentações locais no auditório. Durante a noite, a partir das 19h30, inicia a solenidade de abertura do evento com apresentação musical de Lucinha Bastos. O evento ocorre como parte da 23 Feira-Pan Amazônica do Livro e das Multivozes.
Os estandes estão localizados na ala leste do Carajás Centro de Convenções e Eventos, agrupados em um grande salão retangular, estando dispostos de maneira a formar dois corredores. O Correio de Carajás contou 21 estandes presentes no espaço, com obras literárias que vão de livros clássicos e infantis até preparatórios para concursos e pesquisas científicas. O movimento ainda era tímido, mas até às 11h, quando a reportagem deixou o local, já se notava um volume maior de pessoas.
Apesar de não haver sinalizações, no espaço há vários monitores disponíveis para sanar dúvidas e ajudar a localizar onde estão acontecendo as atividades da programação. No fim do primeiro corredor, há uma porta de vidro que dá acesso ao auditório, onde hoje, pela manhã, ocorria a Pré Conferência que reunia representantes do cenário cultural de Marabá para um debate com profissionais do Estado e do município.
Leia mais:Pelos estandes, encontramos a servidora pública, Naurinete Fernandes, que decidiu ir cedo para olhar com mais calma os livros, evitando o tumulto dos demais horários e dias. “Meu objetivo era conhecer o ambiente com mais tranquilidade mesmo, por isso vim mais cedo. Aqui eu percebi que em alguns estandes não há uma lista ou uma divisão dos livros por gêneros, então vir mais cedo foi bom para ir com calma olhando um por um e vendo as opções”, conta Fernandes.
Bateu fome?
Para aqueles que sentirem fome durante o evento, há uma lanchonete localizada na saída esquerda antes de entrar no salão dos estandes. O funcionamento dela é das 10h até às 22h, servindo refeições, lanches e até sobremesas. No entanto, não há sinalizações, também, de onde ela está localizada, apenas explorando os visitantes são capazes de encontra-la.
Confusão de espaços
Na entrada do local da feira, há uma escadaria logo a frente que leva para o teatro. Porém, a reportagem do Correio de Carajás foi informada pelos monitores que o evento que ocorria lá pela manhã não fazia parte da programação da Festa Literária. Eles também não souberam informar se no teatro haveriam outros eventos que poderiam confundir os visitantes com a programação oficial. (Zeus Bandeira)