Uma comitiva com cinco ministros e quatro governadores da Amazônia Oriental desembarcou em Belém no começo da manhã desta segunda-feira (2). O grupo vai discutir as demandas e apresentar soluções para combater as queimadas na floresta. Na última semana, chefes do executivo estadual já haviam reunido com o presidente Jair Bolsonaro para conversar sobre o assunto.
Inicialmente, conforme anunciado pelo Governo Federal, participariam do encontro em Belém e Manaus nove titulares de pastas de Bolsonaro. Mas, apenas quatro estão na capital paraense: Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil; Fernando Azevedo, ministro da Defesa; Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Jorge Oliveira, ministro da Secretária Geral da Presidência.
Os governadores do Pará, Helder Barbalho; do Tocantins, Mauro Carlesse; do Mato Grosso, Mauro Mendes; e do Amapá, Waldez Góes, que também preside o consórcio interestadual da Amazônia Legal; além do vice do Maranhão, Carlos Brandão; completam a comitiva. Inicialmente, Jair Bolsonaro cogitou visitar a região, mas concluiu que, neste momento, seria melhor permanecer no Distrito Federal.
Leia mais:“Questão de agenda”
Na semana passada, o governo Bolsonaro anunciou que 9 ministros comporiam a comitiva que visitaria Belém e Manaus. Além dos que já estão no Pará, a previsão era que Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) também participassem. A Casa Civil informou que os outros ministros não foram por “questão de agenda”, mas enviaram seus secretários-executivos.
(Fonte:G1)