Correio de Carajás

Marabá ganha um novo Centro de Especialidades

Marabá ganha um novo Centro de Especialidades

Na noite de ontem (30), aconteceu a inauguração das novas instalações do Centro de Especialidades Integradas (CEI). Na ocasião, também foi realizada a entrega de duas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e uma ambulância de Atenção Básica para a zona rural, Vila Capistrano de Abreu.

Participando da inauguração como representante do governador Helder Barbalho, o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, parabenizou a população de Marabá pela conquista, assim como o poder público municipal.

Autoridades descerram placa inaugural do novo Centro de Especialidades

Os serviços, que antes eram prestados no prédio da Folha 31, Nova Marabá, passarão para novo endereço na Rodovia transamazônica, ao lado do DNIT, no bairro Amapá. O novo local é mais amplo e disporá de novos exames de imagem, que antes não eram ofertados, como mamógrafo e aparelho de raio X. Ao todo, 16 especialidades são oferecidas à população pelo CEI: Cardiologia, Urologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Neurologia, Imunologia, Pediatria, Oncologia, Ginecologia de alto risco, Dermatologia, Reumatologia, Medicina de Cabeça e Pescoço, Ortopedia e Otorrinolaringologia.

Leia mais:

Além disso, o novo local também atenderá o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o serviço de regulação, que atualmente acontecem dentro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O espaço para o TFD será amplo e buscará dar maior comodidade aos pacientes evitando filas. A área de regulação será dividida em três setores: ambulatório, hospitalização e especialidade média.

Três ambulâncias para atender a zona rural foram entregues ontem

De acordo com Alex Amoury, engenheiro civil da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), o prédio sofreu adaptações para comportar os vários consultórios e as salas de raios-x e mamografia, tudo dentro das normas técnicas. Também recebeu nova pintura, pontos de internet em todos os cômodos e será completamente refrigerado, incluindo os blocos que abrigarão o TFD e Regulação.

SAIBA MAIS

De acordo com o gerente do CEI, Fabio Irapuan, o novo local é bem acessivo ao público, por estar situado em terreno contíguo ao DNIT, na Rodovia Transamazônica, de frente para a Secretaria Municipal de Saúde. A mudança também facilitará os encaminhamentos para tratamento fora do Domicílio, assim como regulação de consultas e exames, inclusive no âmbito local.

(Com informações da Ascom/PMM)