Aconteceu na manhã de hoje (27), em Marabá, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM). O curso está vinculado ao IEDAR – Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional –, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Presente à aula inaugural que marcou o início das atividades do novo programa, o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro, observa que questões como o desenvolvimento precisam ser abordadas do ponto de vista social e não apenas do econômico. Além disso, o programa tem a missão de dialogar com as demandas regionais.
Na visão do reitor, a produção científica que nascerá do PPGPAM precisa fazer sentido para os desafios da região. Explica o reitor que as dissertações do PPGPAM não podem servir apenas para ser colocadas em uma gaveta. Isso seria “dinheiro público jogado fora”.
Leia mais:A aula inaugural do novo programa de mestrado, realizada o auditório da Unidade I da entidade, na Folha 31 (Nova Marabá), teve como tema a “Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) na perspectiva da Amazônia: seus instrumentos e resultados”, cujo palestrando foi o mestre em Economia, Kleber Mourão, economista da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). (Chagas Filho)