Na manhã desta sexta-feira, dia 9 de agosto, cerca de 220 diretores e coordenadores escolares da rede municipal de educação de Marabá participaram da aula inaugural do curso Gestão para Aprendizagem Escolar, oferecido pela Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional.
O evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal, de 8 às 14 horas, e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Marilza Leite; do secretário adjunto, Orlando Morais; dos diretores de Ensino Urbano e do Campo, Fábio Rogério Gomes e Valdirene Nascimento Campos, respectivamente; Lúcia Batista, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME); e de Edneia Regina Burger, coordenadora do Programa de formação de equipes gestoras do Programa Gestão para Aprendizagem da Elos Educacional em parceria com a Fundação Lemann, que veio de São Paulo ministrar a aula inaugural.
Lúcia Batista disse que o CME reconhece que a gestão atual tem atuado para fortalecer a qualidade do ensino com foco na formação de educadores, tendo firmado relevante parceria com a Fundação Lemann. “Essa é uma belíssima iniciativa, porque a dupla diretor-coordenador está presente no dia a dia da escola e por isso precisa ser alimentada intelectualmente todos os dias. Esse curso traz uma oportunidade de refletir os espaços pedagógicos com as práticas que são desenvolvidas neles”, avaliou Lúcia.
Leia mais:Valdirene Campos disse que todas as equipes gestoras, da cidade e do campo, realmente precisam ter suporte para melhorar o trabalho com foco na aprendizagem dos alunos. “Este é apenas o início de uma formação tão importante para nossa rede”, sustentou.
Fábio Rogério comparou a sintonia do trabalho entre diretores e coordenadores pedagógicos como um casamento sem sexo. “Eles se entendem e isso é importante para que haja harmonia no ambiente escolar”.
Para ele, essa formação para gestores começou como um sonho para a atual gestão e agora a parceria com a Fundação Lemann está permitindo que outros segmentos também participem dessa mudança que está acontecendo na rede municipal. “Trata-se de um conjunto de esforços, com formação para educadores de matemática, do 1º ao 5º, mas também teremos outra para a nossa equipe de formadores da SEMED”, explica.
Orlando Morais agradeceu a disponibilidade de Edneia Regina por vir a Marabá para contribuir com os gestores da rede municipal, que estão acreditando na transformação da educação por meio do apoio que está sendo dado pela Fundação Lemann. “Nosso maior objetivo é o sucesso dos 56 mil alunos que estão sob o cuidado de todos nós”, observou.
A secretária Marilza Leite resumiu o trabalho dos diretores e coordenadores pedagógicos em uma palavra: compromisso. “Nosso papel na SEMED é dar suporte ao trabalho de vocês, mesmo que isso seja acompanhado de cobranças”, disse ela aos participantes do evento.
Marilza também reconheceu que o suporte que a Fundação Lemann está dando ao município de Marabá é elogiável e que os técnicos locais vão “sugar” tudo o que for possível para que os índices de educação na rede melhorem. “Estamos vivendo um momento de mudanças rápidas e não podemos ficar inibidos diante de nossos alunos em função da tecnologia. Nem sempre o aprendizado que eles têm é adequado e nós precisamos estar à frente ou no mesmo nível deles. O suporte dado pela Lemann também contribui nesta esfera”, finalizou.