Nesta segunda-feira (15), a Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia, por meio do promotor de Justiça Titular Erick Ricardo de Souza Fernandes, que também responde por Piçarra, realizou reunião com a Secretaria de Saúde de Piçarra e demais instituições, em razão de reclamações acerca da redução do atendimento dos serviços públicos na área da saúde no município.
Chegaram reclamações ao Ministério Público referentes à regularidade dos serviços prestados na área da saúde, como atendimento de gestantes no pré-natal, fisioterapia, vacinação, teste do pezinho e disponibilização de veículo para consultas em Marabá, além do funcionamento dos postos de saúde.
O promotor de Justiça ressaltou a importância do acesso à saúde, principalmente aos menos favorecidos. “A saúde deve ser garantida à população, mesmo em época de contenção de gastos. É necessário garantir o mínimo existencial à sociedade que precisa dos serviços; sobretudo, a mais necessitada”, frisou Erick Fernandes.
Leia mais:A Secretária de Saúde informou que houve redução no funcionamento dos postos de saúde, mas que o atendimento estava sendo realizado regularmente; que as vacinações e o teste do pezinho são realizados de forma regular às terças, quartas e quintas-feiras, bem com que as consultas do pré-natal estão regulares na zona rural e no hospital.
No entanto, com relação ao atendimento de fisioterapeuta, a secretaria afirmou que os pacientes foram orientados a retornar no dia cinco de agosto deste ano. “É necessário a imediata oferta do serviço de fisioterapia e a divulgação da logística de funcionamento da saúde em Piçarra”, finalizou o promotor Erick.
Na ocasião, estiveram presentes o vereador de Piçarra, Valmir Manoel de Santana; a contadora do Município, Marta Aparecida Paranhos; a secretária Municipal de Saúde, Ana Lúcia Ferreira Miranda e o procurador Municipal, Bruno Vinícius Barbosa Medeiros.
Por meio do Procurador Municipal, o Município de Piçarra se comprometeu a recontratar um fisioterapeuta imediatamente, a solucionar os casos específicos de sete cidadãos que procuraram a Promotoria, e proceder a divulgação de funcionamento da saúde no mês de julho.
Por fim, o Município se comprometeu a dar solução aos casos de saúde que derem entrada no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), no prazo de 48 horas, informando a solução implementada em, no máximo, cinco dias. (Ascom/MPPA)