Em reunião muito produtiva nesta sexta-feira (12), o governador do Estado Helder Barbalho sentou à mesa com o executivo da Vale no Pará, Antônio Padovesi, para tratar da situação do projeto Serra Leste e o resultado é que os trabalhadores de Curionópolis não serão demitidos. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Chamonzinho, ex-prefeito daquele município. Faz parte do acordo entre as partes, a maior celeridade do Estado na Licença Ambiental para ampliação do empreendimento.
O impasse vem ocorrendo desde de 2015, ainda no governo Simão Jatene, que nunca emitiu as licenças que vão garantir que a Vale continue explorando minério naquela região. O novo governo vem tratando o assunto com muita seriedade e o governador Helder, ao assumir compromisso, ressaltou que todas as etapas vão ocorrer como manda o protocolo na Secretaria Estadual de Meio-Ambiente e Sustentabilidade (Semas), sem atropelos.
De outro lado, conseguiu da Vale a certeza de que os operários hoje lotados em Serra Leste não serão demitidos nesse período, o que seria um caos para muitas famílias em Curionópolis.
“O que a Vale vai fazer é realocar esses 400 trabalhadores em outras frentes de trabalho em Carajás, com transporte diário garantido, de forma que essas pessoas permaneçam em atividade e com suas rendas, até a retomada de Serra Leste”, explica o deputado Chamonzinho, que foi fundamental ao acordo.
Chamonzinho publicou nesta sexta-feira (12) em sua rede social: “Uma vitória para os funcionários, que não ficarão desempregados. Obrigado ao governador Helder Barbalho e a empresa Vale pelo empenho para que chegássemos a essa solução que beneficiará pais e mães de família, que poderão através desta oportunidade, manter o sustento de suas famílias”.
O secretário de Estado de Desenvolvimento e Mineração, Iran Lima, também esteve presente na reunião de ontem e foi parte no entendimento firmado. (Da Redação)
Leia mais: