O verão chegou com força nas regiões sul e sudeste do Pará e os balneários e praias se tornam a atração principal não só dos moradores, mas também de turistas que visitam as localidades. Pensando nisso, a concessionária de energia elaborou um plano de ação para evitar interrupções no fornecimento de energia.
E, caso ocorram situações de emergência, as equipes de plantão poderão restabelecer o fornecimento no menor tempo possível e vão contar ainda com equipes extras nos municípios de Marabá, Tucuruí e Conceição do Araguaia até o dia 31 de julho. A operação inicia sempre nas sextas-feiras e encerra nas segundas-feiras pela manhã.
Nesse período do ano, o principal motivo de interrupção no fornecimento de energia são as pipas, que enroscam na rede de energia e, ao tentar retirá-la, acabam causando um curto na rede ou mesmo a saída de um alimentador de energia. Para reduzir o problema, equipes de manutenção da Celpa estão trabalhando na instalação de espaçadores na rede e na retirada das pipas que estão engatadas nos fios. Esses equipamentos criam um espaço entre os cabos de rede, evitando que eles se entrelacem quando tentam puxar.
Leia mais:De acordo com o líder de manutenção da Celpa, Eldem Pereira, os espaçadores serão instalados nos locais em que a falta de energia é recorrente por conta das pipas. “Em Marabá, os locais que mais registram falta de energia devido as pipas são as Folhas 12, 13 e 16, o bairro Nossa Senhora Aparecida e o núcleo São Félix. Nós buscamos priorizar esses bairros porque foram neles que registramos a maior incidência no ano passado. A recomendação é que as pessoas nunca tentem retirar as pipas que ficarem presas na rede, pois algumas linhas que utilizam para empinar são condutoras de energia. Ao entrar em contato com a rede, podem causar acidentes gravíssimos”, destaca o líder.
A concessionária sempre orienta que as pipas devem ser empinadas longe da rede elétrica, de preferência em espaços abertos, como praças, parques, praias e campos de futebol. Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Tentar retirá-la representa risco de choque, mesmo que seja com canos ou varas. Além disso, as linhas que contêm cerol podem romper o cabo e derrubá-lo ao chão. Nesses casos, a orientação é não se aproximar e não tocar nos fios, acionando a Celpa imediatamente, pois estes tipos de atendimento têm prioridade.
Em caso de qualquer anormalidade na rede da distribuidora, os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone 0800 091 0196, que funciona 24 horas por dia. (Ascom/Celpa)