Resultado de um “sonho acalentado” por muitos anos do Apóstolo José de Freitas Lima, o livro “O papel da igreja no aconselhamento pastoral” será lançado neste sábado, dia 6, a partir das 16 horas, na Comunidade Batista da Restauração, localizada na Av. Tocantins,Bairro Belo Horizonte.
Em visita à redação do CORREIO, o autor contou que, após ter cursado um mestrado em Teologia, o livro acabou sendo uma consequência de sua dissertação acadêmica. “O livro nasce como um filho. Ele é relevante para a sociedade em geral, até para qualquer profissional da área do cuidado humano, como psicólogos. É também direcionado para pastores, líderes e os crentes em geral”, contou.
Questionado pela Reportagem, José conta que a publicação surge em um momento importante da sociedade e o seu conteúdo pode ser aplicado para todas as pessoas. Em um dos capítulos, o autor disserta sobre a dignidade da pessoa humana, que é vista pelo filósofo Immanuel Kant como um princípio.
Leia mais:“Ele surgiu com esse ensinamento de que o ser humano, por ser inteligente, é digno. É um ente que tem dignidade em si mesmo por ser racional. Entretanto, isso é falso. O pensamento de Kant não tem fundamento cristão. É uma coisa puramente humanística”, explicou o autor.
Dessa forma, o teólogo acredita que o pensamento do filósofo prussiano não se fundamenta no fato de que o homem é um ser racional, mas sim na ocorrência que o homem é a imagem e semelhança de Deus. “Aquilo que respalda a dignidade tem que estar fora do homem e ser maior que o próprio homem”, respondeu.
“Em resumo, a imagem e semelhança que o homem é de Deus, isso é o que faz que ele tenha dignidade, não que ele é racional, mas sim o fato que ele tem origem em Deus e traz essa imagem de seu criador”, finalizou
O religioso é pastor há 40 anos e apresenta um estudo panorâmico sobre diversos aspectos da fé e da vida cristã, abordando temas como: relacionamento com Deus, filosofia, o papel da igreja, entre outros assuntos. (Karine Sued)