Encerrado no domingo, 30, o XVII Festival Jeca Tatu de Parauapebas divulgou o resultado das agremiações juninas vencedoras da disputa nos cinco dias do evento, que iniciou no dia 26. Os vencedores foram a quadrilha Rabo de Palha, na categoria caipira; Império de São João, na categoria estilizada; e Explosão de Cheiro, na categoria salão.
O Festival Jeca Tatu, que agora é Patrimônio Cultural e Imaterial de Parauapebas, foi considerado pelos organizadores mais um sucesso, superando o ano passado. O evento foi realizado na Praça de Eventos, no Bairro Cidade Nova, e reuniu grande multidão nos cinco dias de disputa entre as agremiações juninas.
Leia mais:Além dos atrativos da maior festa junina da cidade, o Jeca Tatu também impulsiona a economia e gera renda para ambulantes, que aproveitam a movimentação para ganhar uma renda extra, assim como costureiras e outras atividades envolvidas no evento, que é organizado pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (LIAJUP), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Todo ano, uma personalidade ligada à cultura popular é homenageada. Este ano, a organização decidiu fazer homenagem aos artistas da terra, com destaque para os sanfoneiros. No palco do arraial, o espaço foi destinado aos sanfoneiros Juquinha, Monteirinho, Manelim e Zequinha, que encantaram com o forró de pé de serra. (Tina Santos)