Para a Operação Verão 2019, que inicia nesta sexta-feira (28) e segue até o dia 4 de agosto, o Centro Integrado de Operações (Ciop), situado em Belém, enviará um total de 69 militares para reforçar o serviço de atendimento de urgência e emergência na área de segurança pública em Salinópolis, Mosqueiro e Marabá, localidades que recebem muitos veranistas nesta época do ano. Ainda, um acréscimo de 7 câmeras de segurança pública para Salinópolis.
Segundo o diretor do Centro, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, a proposta de intensificar o trabalho no Centro de Atendimento e Despacho em Salinópolis, no Núcleo Integrado de Operações (NIOp) em Marabá, e auxiliar o atendimento em Mosqueiro, na Operação Verão, é: “para reforçar, diuturnamente, o serviço de atendimento ao público por meio de ligações telefônicas para o 190, com solicitações de serviço em caráter de urgência e emergência, na área de segurança pública. Também, reforçamos o trabalho de videomonitoramento com câmeras em vias públicas, pois é uma ferramenta estratégica para combater e prevenir a criminalidade, otimizando nosso sistema e os recursos humanos disponíveis”, destaca o diretor.
A equipe de reforço é composta de coordenadores, monitoradores de câmeras eletrônicas, atendentes, despachantes e motoristas policiais. O reforço irá contemplar os serviços de atendimento de chamadas telefônicas para o número 190, despacho de ocorrências através do sistema de radiocomunicação com as guarnições em serviço, tudo convergindo para o atendimento das ocorrências geradas, devido o aumento esperado para essa época do ano.
Leia mais:Ainda, de acordo com o diretor do Ciop, o objetivo maior é proporcionar um atendimento rápido e eficaz ao cidadão, na área de segurança pública. “Por meio do atendimento na central de chamadas 190 ou por meio do videomonitoramento, nós estamos em contato com a população, e com isso o Ciop visa organizar o suporte necessário para o atendimento rápido e eficiente, além de facilitar o planejamento operacional e a coordenação das atividades específicas e conjuntas com os órgãos de segurança pública”, afirma o titular.
No interior do Pará, o Centro mantém seu serviço intensificado por meio dos Núcleos Integrados em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá, Paragominas, Santarém e no CAD Salinas. (Agência Pará)