Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, quinta-feira (27), a Polícia Civil divulgou ter havido redução de crimes como roubos e homicídios no primeiro semestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado, 2018, em toda a 10ª Região Integrada de Segurança Pública, que abrange 16 municípios da região sudeste do Pará.
Segundo o superintendente de Polícia Civil, Thiago Carneiro, foram registrados nos primeiros seis meses de 2018 4.106 roubos, contra 2.828 neste ano, uma redução de 1.278 roubos. Em Marabá, especificamente, houve redução de 447 roubos, passando de 1.566 ano passado para 1.119 nos últimos seis meses.
Os índices de homicídios também foram reduzidos. Na região, diminuíram de 229 em 2018 para 168 em 2019. Em Marabá a redução foi de 92 homicídios para 68, ou seja, 24 mortes a menos. “O número ainda é alarmante, alto, mas percebemos grande queda e a Polícia Civil tem realizado operações direto, no mínimo, uma grande por mês”, destacou o delegado.
Leia mais:Ainda segundo ele, houve reforço no Departamento de Homicídios. “A sensação de segurança ainda não é completa, mas os órgãos trabalham para melhorar os índices. Por determinação do DPI (Polícia do Interior) há uma força tarefa onde há três delegados exclusivos para apuração de homicídios, ou seja, acreditamos que em pouco tempo iremos identificar mais autores que cometem esse tipo de crime e reduzir ainda mais esses crimes”, declarou.
Por fim, lembrou que a principal fonte de informação da polícia é a população. “Não importa se estamos usando o mais eficaz equipamento tecnológico do planeta, mas ainda a melhor forma de chegar à informação do crime é a população”, finalizou. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)