Para garantir mais agilidade em exames práticos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) implantará o sistema de monitoramento por meio de câmeras em Marabá. A previsão é que até a segunda semana de julho o sistema esteja implantado na cidade, segundo apurou o CORREIO.
A telemetria consiste em câmeras posicionadas estrategicamente nos veículos e GPS integrados a um software, dará mais comodidade e segurança nos testes práticos, assim evitando fraudes.
De acordo com a gerente do Detran de Marabá, Rosileude Pereira da Silva, o novo sistema burlará possíveis fraudes e será rígido quantos aos novos testes práticos para a emissão de CNH. “É um avanço que garante mais legalidade, transparência no processo de habilitação e cumpre as leis de normas de trânsito. Além disso, dará também mais celeridade, autenticidade e legitimidade ao procedimento”, afirmou a gestora.
Leia mais:“O sistema atentará com o candidato à CNH. Fez o exame e tendo condições de ser habilitada, a pessoa será aprovada. Não tendo condições, não adianta e não terá nada a se fazer. Os avaliadores estarão lá, mas o carro será completamente monitorado”, alerta.
Questionada pela Reportagem do CORREIO, segundo Rosileude, haverá outra mudança na realização dos testes. De acordo com ela, os exames práticos não serão mais realizados nos carros das autoescolas, como ocorre atualmente. Os veículos serão da empresa iTrânsito, companhia que possui sede em Belém e que atua no seguimento de tecnologia e segurança para o trânsito.
Todos os veículos contarão com sistema online, câmeras, gravadores de voz e sensores, que comprovarão a competência do motorista e darão mais transparência para o exame.
Os examinadores de todas as Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) receberão treinamento específico para realizar o exame prático, que agora estará mais técnico e informatizado. Em Marabá, uma equipe vinda de Belém já começou a realizar os treinamentos desde a última terça-feira, dia 25.
O QUE MUDA?
Agendamento de exames – Todos os exames práticos, para qualquer categoria, deverão ser agendados através dos canais de atendimento do órgão, pelo 154 ou no webchat presente no site do Detran. Na capital, os exames já ocorrem desta maneira, mas em alguns municípios não é necessário o agendamento prévio, o que agora é essencial para realização do procedimento.
O ITRÂNSITO
O iTrânsito atua na administração de Centros de Simulação de uso compartilhado por Centros de Formação de Condutores. Faz a gestão financeira de Centros de Simulação de CFC´s: gera boletos bancários para controle de pagamentos de matrículas de alunos; identifica os pagamentos de forma online para então liberar o agendamento das aulas no simulador de forma integrada com os sistemas das fábricas credenciadas; rateia os recursos permitindo o desconto de contribuições sociais para entidades de classe contratantes que agregam os CFC´s. Atualmente oferecem Centros de Simulação Fixos em 14 cidades.
LACRES
A gerente aproveitou a oportunidade para lembrar que o órgão está sem lacres para as placas de veículos. “Todo o estado está com esse problema, que se deu com a mudança do governo. Com essa alteração, acabou o contrato e consequentemente acabaram os lacres. O processo de licitação já encerrou e até julho isso estará resolvido”.
Perguntada sobre os condutores que possam vir a ter algum problema com os órgãos de fiscalização, Rosileude explica que cada Ciretran ficou responsável por redigir um documento para se respaldar com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Municipal de Transito e Transporte Urbano (DMTU). (Karine Sued)