Correio de Carajás

Prefeitura de Ananindeua-PA abre concurso para Agente de Saúde

A Prefeitura de Ananindeua, no estado do Pará começa a inscrever no dia 24 de junho, para um novo concurso público que irá preencher 120 vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde (50 vagas) e Agente de Combate a Endemias (70 vagas). Das vagas abertas, 5% serão destinadas para os candidatos portadores de deficiência.

Conforme o edital lançado (veja anexo), as funções exigem formação de nível médio completo e os Agentes de Saúde devem ainda residir na área da comunidade em que forem atuar. O salário inicial é de R$ 1.250,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 24 de junho e 07 de agosto de 2019, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.cetapnet.com.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00.

Leia mais:

Provas

O concurso terá provas objetivas com 50 questões de língua portuguesa, matemática, atualidades e conhecimentos específico. As provas objetivas serão realizadas no dia 08 de setembro, nos locais e horários divulgados no dia 22 de agosto.

Já os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 08 de setembro e os gabaritos definitivos sairão no dia 09 de outubro, pelo site www.cetapnet.com.br.

Conteúdo Programático:

  • Língua Portuguesa: Compreensão de texto. Ortografia: acentuação, emprego de letras e divisão silábica. Pontuação. Classes e emprego de palavras. Gênero e numero dos substantivos. Coletivos. Sintaxe da oração (período simples e composto). Concordância. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, denotação e conotação;
  • Matemática: Conjuntos numéricos. Números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações com conjuntos. Fatoração e números primos: divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Razões e proporções: regras de três simples e composta. Porcentagem e divisão proporcional. Sistemas lineares: equações e inequações. Noções de geometria: retas, ângulos, paralelismo e perpendicularismo, triângulos e quadriláteros. Teorema de Pitágoras. Leitura de gráficos. Sistemas de medidas: tempo, massa, comprimento, área, volume etc. Perímetro e área de figuras planas, volumes de sólidos;
  • Atualidades: Conhecimentos de assuntos atuais e relevantes nas áreas da política, economia, transporte, sociedade, meio ambiente, educação, saúde, ciência, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança pública, energia, relações internacionais, suas inter-relações e vinculações históricas;
  • Conhecimentos Específico:Emenda constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006; Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006. Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014.Portaria nº 2430/gm em 23 de dezembro de 2003;Portaria nº 2436, de 21 de setembro de 2017;Portaria nº 2.355, de 10 de outubro de 2013;Portaria nº 314, de 28 de fevereiro de 2014; Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990; Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011; Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990;Portaria nº 1.024, de 21 de julho de 2015;Portaria nº 1.025, de 21 de julho de 2015; Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes: Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde; Conhecimentos geográficos da área/região/municípios de atuação; Cadastramento família e territorial: finalidade e instrumentos; Interpretação demográfica; Conceito de territorialização, micro-área e área de abrangência; Indicadores epidemiológicos; Técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde/doenças da população; Critérios operacionais para definições de prioridades: indicadores sócio-econômicos, culturais e epidemiológicos; Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em saúde coletiva; Estratégia de avaliação em saúde: Conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos de critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade, entre outros.

Atribuições

Agente Comunitário de Saúde: Exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvida em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. A utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; o estímulo de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a vida;

Agente de Combate às Endemias: Exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

(acheconcursos)