Uma cena revoltou moradores do Bairro Independência, em Marabá, e foi gravada em vídeo por uma cidadã na manhã de hoje, sexta-feira (21). Foram espalhados pela calçada e rua próximas à Unidade Básica de Saúde Dr. Emerson Caselli diversos papéis contendo informações pessoais de pacientes. Há cópias, por exemplo, de Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e até fatura de energia.
Nas imagens, é possível ver pessoas, dentre elas crianças, juntando os papeis e colocando-os em caixa. A responsável por gravar o vídeo mostra as cópias dos documentos pessoais, enquanto narra o descontentamento com a situação. “Arrisca dos bandidos pegarem os documentos e fazerem besteira. É uma vergonha. (…) A situação do que o postinho de saúde faz com o documento pessoal do povo”, afirma.
A equipe do Portal Correio esteve na unidade e tentou conversar com servidores para saber a razão de haver cópias de documentos de pacientes espalhadas pelo bairro. Foi informada que apenas a direção do posto, que não estava no local, poderia gravar entrevista.
Leia mais:Uma funcionária, entretanto, relatou que os papéis deveriam ter sido levados para outro local. Já outro disse que foram colocados em caixas e postos ao lado do prédio, mas espalhados por crianças do prédio. A Reportagem tenta contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Marabá para se posicionar em relação à situação. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)