Foi preso em Tucuruí na última quarta-feira (19) o ex agente da Guarda Municipal de Marabá Alexsandro Caldas Pó, foragido desde agosto do ano passado. Na ocasião, ele havia sido trazido do Centro de Recuperação Especial Anastácio das Neves (Crecan), localizado em Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, para participar de uma audiência em Marabá, mas pulou um muro e fugiu poucas horas após chegar.
Em novembro de 2018 deste ano, Alexsandro foi condenado por porte ilegal de arma de fogo pelo juiz Marcelo Andrei Simão Santos, titular da 2ª Vara Criminal de Marabá. Responde, ainda, a uma acusação muito mais grave: homicídio.
O Ministério Público do Estado do Pará o acusa de participação na morte de Nayara Vieira Ribeiro, ocorrida em outubro de 2017, em Marabá. Alguns dias antes do assassinato dela, conforme a denúncia, Nayara e dois amigos – Wanderson Bruno de Sousa Pinheiro e Alex Amaral Azevedo – foram agredidos fisicamente por três homens, dentre eles o acusado.
Leia mais:As vítimas ainda tiveram os pertences subtraídos e foram torturadas, sofrendo, inclusive, abuso sexual. Outra vítima da tortura, Alex Amaral, também acabou assassinada posteriormente, mas o caso ainda não está elucidado.
Outro agente da Guarda Municipal, Romulo Passos Soares, também era acusado de participação no crime, mas foi absolvido em abril deste ano pelo Tribunal do Júri. Durante todo o processo, Romulo Soares negou que tivesse conduzido a motocicleta utilizada no dia do homicídio.
Na última quarta-feira a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da equipe do Núcleo de Apoio à Investigação e da equipe plantonista da Seccional de Tucuruí, cumpriu a prisão dele após receber informações anônimas de que Alexsandro estaria escondido no município. (Luciana Marschall)