Correio de Carajás

Criança que morreu não estava usando cadeirinha

“A criança estava sem cadeirinha. É bom constar isso”. A informação foi passada pelo agente Rogério, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao falar sobre o terrível acidente que matou a pequena Lara Sofia Gonçalves Almeida, de apenas 10 meses de idade. No mesmo acidente, também morreu Janecleide Almeida Maciel, de 30 anos, tia da pequena Lara. O acidente aconteceu por volta das 10h30 de terça-feira (18), na BR-155, envolvendo uma caminhonete Frontier e um caminhão.

É óbvio que dada a proporção do acidente, não é possível afirmar que a cadeirinha garantiria a vida da criança, mas, de acordo com o patrulheiro rodoviário, pelo menos ela teria uma chance, pois três vítimas conseguiram sair com vida. “Ela poderia ter saído também”, resume o agente federal.

As vítimas que escaparam do terrível acidente foram o jogador profissional de futebol Thiago Esmerindo de Souza de Brito, de 26 anos, e outras duas mulheres, uma delas de prenome Maria fraturou uma das pernas. Os três foram levados para o Hospital Regional do Sudeste Dr. Geraldo Veloso, e não correm mais risco de morte.

Leia mais:

Ainda segundo o agente Rogério, da PRF, a motorista da caminhonete informou no local do acidente que foi o motorista do caminhão, identificado como Amadeus de Sousa Filho, quem invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete.

O motorista permaneceu no local do acidente o tempo inteiro e também prestou socorro às vítimas. Inclusive, populares que pararam no local também tentar tirar os sobreviventes do meio das ferragens, até a chegada de uma ambulância do Corpo de Bombeiros, que chegou junto com a PRF ao local do acidente praticamente, que fica no Km 324 da BR-155, em frente à fazenda Revemar.

Amadeus foi conduzido pela PRF até a 21ª Seccional Urbana, onde foi submetido ao teste do bafômetro e foi confirmado “zero por cento” de álcool no sangue dele. Além disso, o caminhoneiro é devidamente habilitado para guiar veículo pesado, conforme explicou o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretora da Seccional.

O delegado confirmou que as vítimas hospitalizadas já foram ouvidas, assim como foi tomado depoimento também do motorista Amadeus e foi instaurado um inquérito policial civil para apurar os crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa, que está a cargo do delegado Luiz Otávio, que terá 30 dias para apresentar uma conclusão sobre o acontecimento trágico.

A mãe da criança que morreu no acidente, Hadigia da Silva Gonçalves, conversou com a reportagem do CORREIO e informou que os ocupantes da caminhonete haviam saído de Eldorado do Carajás, onde vivem, e tinham Marabá como destino, onde iriam para a casa de uma parente. Ela também não soube informar como aconteceu o acidente.

Natural de Eldorado, atualmente, Thiago joga como meia-atacante no time Birkirkara, representante da cidade mais populosa da República de Malta, um país insular localizado no sul da Europa. (Chagas Filho com informações de Luciana Marschall, Gecelha Sobreira, Evangelista Rocha e Josseli Carvalho)