Correio de Carajás

Lyoto Machida nocauteia Chael Sonnen, e americano anuncia aposentadoria do MMA

Se a estreia no Bellator tinha deixado alguma dúvida, a performance de Lyoto Machida neste sábado, na edição 222 do evento, foi impecável. No Madison Square Garden, em Nova York, o brasileiro nocauteou Chael Sonnen aos 22 segundos do segundo round. Após a derrota, o americano anunciou a aposentadoria do mundo das lutas.

Duas joelhadas voadoras certeiras abriram o caminho para que o “Dragão” conseguisse o nocaute técnico aos 22 segundos do segundo round. Com isso, Machida se aproxima de uma possível luta pelo título, já que o meio-pesado já venceu o atual campeão da categoria, Ryan Bader,

– Eu me senti muito bem essa noite, agradeço ao Chael Sonnen por ter aceito e me enfrentado hoje. Eu não esperava que ele sobrevivesse depois daquela joelhada, ele realmente é muito duro. Nós estudamos muito o estilo dele, sabíamos que ele viria assim.

Leia mais:

Aos 42 anos, era esperado que Chael Sonnen pendurasse as luvas em caso de derrota no evento. Durante a carreira, o falastrão americano criou uma rivalidade em particular com o Brasil: dos 48 adversários da carreira, seis foram contra atletas do país. Os confrontos contra Anderson Silva e Wanderlei Silva marcaram uma rixa

– Foi um contrato de cinco lutas, eu me diverti demais. Eu agradeço a vocês todos, mas estou indo embora, estou me aposentando – disse Sonnen para o público presente no Madison Square Garden.

Rory MacDonald vence Gracie e avança às finais

O brasileiro Neiman Gracie tentou uma finalização até o fim, mas a experiência de Rory MacDonald falou mais alto. O canadense usou uma estratégia eficiente, combinando socos potentes e anulando o jogo de chão do brasileiro para sair com a vitória na decisão dos juízes (49-46, 48-47, 48-47).

Além de defender com sucesso o título dos meio-médios da organização, MacDonald se credenciou para a final do GP da divisão e enfrenta Douglas Lima na final. Os dois já lutaram em 2018, quando o canadense derrotou o brasileiro e conquistou o cinturão da categoria. Já o brasileiro, que estava invicto há oito lutas, conheceu a primeira derrota na carreira.

– É uma honra poder competir em uma arena como essa, chegar na minha carreira e defender meu cinturão no Madison Square Garden é uma honra. A luta contra Douglas Lima vai ser bem legal, eu não me surpreendo de encontrá-lo novamente na final, ele é um verdadeiro campeão e vai ser muito bom – disse MacDonald ao fim do combate.

Robson Gracie Jr. conquista segunda vitória no MMA

Além de Neiman e Lyoto Machida, outros dois brasileiros estiveram em ação no Bellator 222. Primeiro a entrar em ação, Robson Gracie Jr. chegou a segunda vitória seguida no MMA e na organização. Assim como na estreia, saiu com a vitória por finalização ao vencer Oscar Vera com uma chave de braço aos 3m15s do R1.

Com golpe certeiro, Archuleta nocauteia Dudu Dantas

Ex-campeão peso-galo da organização, Dudu Dantas fazia a estreia na categoria de cima, assim como o adversário Juan Archuleta. Depois de um primeiro round morno, o brasileiro não conseguia se achar no combate. Faltando um segundo para o fim da segunda etapa, o americano encaixou um golpe de direita certeiro que levou o atleta da Nova União à lona. O nocaute rendeu a Archuleta a décima oitava vitória consecutiva da carreira, que ao fim do combate pediu uma chance ao cinturão da categoria peso-galo.

Pelo card preliminar, o outro representante do Brasil na noite, Gustavo Wurlitzer, foi finalizado por pelo israelense Haim Gozali no primeiro round.

Novo campeão no peso-galo

O Bellator tem um novo campeão na categoria dos galos. Na luta de abertura do card principal do evento, Kyoji Horiguchi repetiu a boa atuação do Rizin 14, realizado em dezembro, e venceu novamente Darrion Caldwell, que detinha o título do Bellator. Após sair perdendo os dois primeiros rounds, o japonês conseguiu cansar o americano, aproveitando os espaços dados por Caldwell para golpear e tentar finalizações. Com o feito, Horiguchi se tornou o primeiro atleta do país a conquistar um cinturão da organização. A atuação do japonês, que emendou a décima vitória consecutiva, chamou a atenção do atual campeão peso-pena e peso-leve Patricio Pitbull. O brasileiro foi nas redes sociais sugerir um duelo entre eles para tentar o terceiro cinturão na organização.

Treinador de McGregor finaliza no primeiro round

O polêmico Dillon Danis, treinador de chão de Conor McGregor, fez a segunda luta no MMA. Assim como na estreia no Bellator, “El Jefe” conseguiu colocar para baixo logo no início de luta e finalizou o estreante Max Humphrey com uma chave de braço no primeiro round. Na entrevista após a luta, o americano mostrou que tem aprendido com o irlandês não só na parte de luta, mas também, nas provocações.

Confira todos os resultados do evento:

Bellator 222
14 de junho de 2019, em Nova York (EUA)
CARD PRINCIPAL
Rory MacDonald venceu Neiman Gracie na decisão unânime dos juízes (49-46, 48-47, 48-47)
Lyoto Machida venceu Chael Sonnen por nocaute técnico aos 22s do R2
Dillon Danis finalizou Max Humphrey aos 4m28s do R1
Patrick Mix venceu Ricky Bandejas por finalização ao 1m06s do R1
Juan Archuleta venceu Eduardo Dantas por nocaute aos 4m59s do R2
Kyoji Horiguchi venceu Darrion Caldwell na decisão unânime dos juízes (48-47, 49-46, 49-46)
CARD PRELIMINAR
Adam Borics venceu Aaron Pico por nocaute aos 3m55s do R3
Taylor Turner venceu Heather Hardy por nocaute técnico aos 3m53s do R1
Valerie Loureda venceu Larkyn Dasch na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 30-27)
Robson Gracie Jr. venceu Oscar Vera por finalização aos 3m15s do R1
Mike Kimbel venceu Sebastian Ruiz na decisão dividida dos juízes (28-29,30-27,30-27)
Haim Gozali venceu Gustavo Wurlitzer por finalização aos 4m2s do R1
Lindsay VanZandt venceu Rena Kubota por finalização aos 4m4s do R1
Phil Hawes venceu Michael Wilcox por nocaute técnico aos 5m do R2
Marcus Surin venceu Nekruz Mirkhojaev na decisão dividida dos juízes (30-27, 27-29, 29-27)
Brandon Polcare finalizou Brandon Medina aos 4m33s do R1
Kastriot Xhema venceu Whitney Jean François por nocaute técnico aos 3m17s do R2
John Beneduce venceu Kenny Rivera por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27, 30-27)

(Fonte:G1)