Correio de Carajás

Repórter Correio 13/06/19

Caos na saúde

Manifestantes prometem tomar a frente do Hospital Municipal Elcione Barbalho, em Curionópolis, nesta sexta-feira (14) para exigir a reabertura daquela unidade de saúde. São mulheres moradoras da cidade revoltadas com a situação precária da saúde pública. O protesto deve iniciar a partir das 15 horas no Centro da cidade e a revolta é generalizada com o prefeito Adonei, que não tem respostas a comunidade sobre o assunto.

Carne

Leia mais:

A Agrifatto distribuiu ontem nota aos seus clientes dizendo que agentes da indústria, ouvidos pela consultoria, confirmaram a reabertura das vendas à China depois que o Brasil suspendeu as exportações com o caso da vaca louca atípica. A nota, assinada por Lygia Pimentel, CEO da consultoria, faz a observação, no entanto, de que aguarda nota oficial do Ministério da Agricultura.

Carne II

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, havia garantido na última fala sobre o assunto, que o governo brasileiro entregou à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) os documentos necessários para reverter a suspensão temporária – adotada pelo Brasil, em cumprimento a um protocolo assinado em 2015 pelos dois países – da exportação de carne bovina para a China. A suspensão temporária de certificados sanitários foi confirmada no último dia 3 pelo ministério, após a notificação de ocorrência de um caso de mal da vaca louca (Encefalopatia Espongiforme Bovina) no Mato Grosso.

Vaca louca

Doença cerebral em bovinos adultos, o mal da vaca louca é causado por proteínas alteradas e não tem cura nem tratamento. No fim dos anos 1990, alguns países da Europa enfrentaram um surto de casos de vaca louca por causa do consumo, por outros animais, de ração processada de bovinos afetados pela doença.

Militar absolvido

Jurados da 1ª Vara, sob a presidência do juiz Edmar Pereira, por maioria dos votos, absolveram nesta quarta-feira (12), Ronaldo Guimarães Furtado, 49 anos, policial militar reformado que respondeu por participação em homicídio que vitimou Joelson de Souza Lima, 28 anos à época. A decisão acolheu o entendimento do promotor do júri José Rui de Almeida Barbosa, que não sustentou a acusação por “fragilidade das provas”, e orientou os jurados a votarem sim ao quesito da absolvição do réu.

Militar absolvido II

A defesa do militar foi promovida pela advogada Camila do Socorro Rodrigues Alves que, acompanhando o entendimento da Promotoria, de insuficiência de provas, sustentou a tese técnica de negativa de autoria. Ronaldo foi acusado de dar carona ao suposto assassino de Joelson, mas a Promotoria considerou que as provas não foram suficientes para sustentar a acusação.

Arrombamentos

Divulgação de imagens de câmeras de segurança de lojas de Marabá deixavam clara a revolta de empresários ontem em um grupo de Whatsapp, sobre a ação de arrombadores durante a noite. Lojas da área comercial têm sido visitadas pelos “donos do alheio” com frequência. Ontem mesmo, as últimas vítimas cuidavam em reforçar os prédios das empresas com grades de ferro, abandonando de vez a bela estética das vidraças.