Correio de Carajás

Prefeito não sanciona desapropriação de hotel para sede Câmara

Alvo de críticas da população, o projeto de Nº 031/2018, que desapropriaria o Hotel Canaã, em Canaã do Carajás, no sudeste do Pará, não foi sancionado pelo prefeito do município, Jeová Andrade (MDB). A desapropriação do hotel, localizado na Avenida São João, nº 50, Quadra 50- Lotes 9 a 15, no Bairro Novo Horizonte II, era para ser a nova sede da Câmara Municipal.

A desapropriação custaria aos cofres públicos R$ 2.932.745,57. Dinheiro que sairia do repasse da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem).

O projeto de desapropriação do hotel, aprovado pela Câmara, foi proposto na gestão do ex-presidente da Casa de Leis, Júnior Garra (PR), sob alegação que o atual espaço da Câmara, na Rua Tancredo Neves, no centro de Canaã dos Carajás, já está pequeno para as atividades do Legislativo.

Leia mais:

Desde a sua proposição, o projeto recebeu críticas da população, que via um grande desperdício de dinheiro público a aquisição de um hotel para servir de sede para a Câmara. Além disso, a localização do imóvel ficaria distante e com acesso mais difícil à população.

Em nota à Imprensa, a Câmara de Canaã argumenta que seu papel é aprovar projeto, como foi feito, mas que a parte de aquisição ou não é feita pelo Executivo. Também em nota à Imprensa, a prefeitura informou que ainda vai avaliar se adquire ou não o imóvel para outra finalidade da gestão municipal. (Tina Santos)