O Comando Geral da Polícia Militar baixou portaria que proíbe policiais militares a usarem armas de fogo fora de serviço em locais de realização de eventos desportivos, como estádios, ginásios e similares. A portaria número Nº 085/2019, do Gabinete do Comando Geral (COMD), também veda aos policiais portarem arma de fogo, em serviço ou de folga, sob o efeito de bebidas alcoólicas ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física e psíquica.
A Portaria, publica no Boletim Geral Nº 096, de 21 de maio de 2019, é vista com reservas pelos policiais. Em Parauapebas ninguém quis gravar entrevista sobre o assunto, mas alguns deles afirmaram em off que agora irão evitar frequentar ambientes com aglomeração de pessoas, porque podem ser alvo de criminosos e não terão como se defender.
O temor é diante do quadro crescente de violência contra policiais no Pará, onde vários foram assassinados nos últimos dois anos. O comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, major Gledson Melo dos Santos, não quis comentar a decisão, apenas disse que ordens são para serem cumpridas.
Leia mais:A portaria, que altera a redação portaria Nº 069/2019 do Gabinete do Comando Geral, que dispõe sobre a aquisição, cadastro, registro, controle, porte, condições de utilização e transporte de arma de fogo, munições e coletes balísticos da Polícia Militar, autoriza os policiais a usar colete a prova de balas da corporação sob sua cautela permanente quando estiverem de folga.
O equipamento, no entanto, não deve ser usado de forma ostensiva. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)