Correio de Carajás

Mitos e verdades sobre hidratação da pele

Quando se fala em hidratação da pele, não faltam dicas e, claro, muito mitos sobre o assunto. Esclarecemos a seguir nove mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

1. É preciso dormir bem para ter a pele bonita

Verdade. Durante o sono, as células da pele se regeneram e o pH é restabelecido. O ideal é que sejam respeitadas as horas mínimas que o seu corpo precisa para descansar (em geral, oito horas por dia). Isso colabora para manter a pele hidratada e sem olheiras.

Leia mais:

2. Pele oleosa não precisa de hidratação

Mito. Oleosidade não é sinônimo de rosto hidratado. Todos os tipos de pele precisam de hidratação. Isso ajuda a equilibrá-las, mantendo suas características naturais e barreiras de proteção. Por isso, não descuide desse passo durante a rotina de beleza. O segredo é optar por hidratantes de textura leve, cuja fórmula promove recarga instantânea de hidratação e estimula a pele a se auto-hidratar de forma inteligente.

3. No inverno, a hidratação deve ser mais intensa

Verdade. Vento e aquecedores contribuem para o ressecamento da pele. Para mantê-la hidratada, é necessário caprichar ainda mais nos cuidados. Invista em hidratantes ricos em óleos, estimulando a produção de proteínas estruturantes até as camadas mais profundas.

4. Banhos quentes fazem mal à pele

Verdade. A água quente costuma retirar a proteção natural da pele do corpo. No rosto, o efeito costuma ser contrário: a pele passa a produzir mais gordura para se proteger do ressecamento. O resultado é uma pele mais oleosa nessa área.

5. Alimentação saudável colabora para a hidratação da pele

Verdade. Quanto melhor você come, mais bonita fica sua pele. Rechear sua dieta com alimentos gordurosos e frituras, por exemplo, pode levar ao aumento da oleosidade e também de espinhas.

7. A hidratação do rosto deve ser igual à do corpo

Mito. A pele do rosto tende a ser mais oleosa que a do corpo. Os hidratantes corporais costumam ser mais densos do que os próprios para o rosto. Mais delicada e sensível, a pele do rosto pede hidratantes de textura mais suave, mas ainda assim com grande poder de hidratação.

8. O melhor momento para aplicar o hidratante no corpo é após o banho

Verdade. Como o banho desidrata a pele, é muito importante que a aplicação de um bom hidratante seja feita logo após sair do chuveiro para compensar.

(DOL)