O governador Helder Barbalho desembarca em Marabá, na manhã desta sexta-feira (3), para a formatura do Curso de Formação de Praças, com 100 policiais militares treinados no 4º Batalhão de Polícia Militar. O evento acontece no Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, localizado na Rodovia BR-222, a partir das 8h30, com participação também do comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, e outras autoridades.
Segundo o tenente-coronel Dayvid Sarah, comandante do 4º BPM, desde esta quinta-feira (2) os novos policiais já são considerados soldados, de acordo com publicação no Boletim Geral, feita pelo comandante-geral. “E estamos apresentando para a sociedade 100 novos policiais que serão distribuídos não só em Marabá, mas nas regiões às proximidades também”, explica, apesar de ainda não haver distribuição definida.
“Ainda não sabemos o planejamento estratégico pelo comando geral, mas até o final da primeira quinzena estaremos com a distribuição na mão para que eles possam ser classificados nestes locais”, afirma. Para o comandante, a turma vai às ruas preparada para uma atuação mais próxima à sociedade.
Leia mais:“Com certeza com esse conhecimento adquirido, pois já passaram pelo estágio, vão colocar efetivamente em prática o aprendizado para que possam desenvolver o serviço de segurança, conforme eles são treinados. Estamos aguardando esse momento tão importante para todo militar para que possam trazer para o cidadão uma polícia mais aproximada, uma polícia mais comunitária”, diz.
O comandante acreditar que o fato de os policiais terem sido treinados em Marabá também auxiliar nessa proximidade. “O importante de um curso regionalizado é que eles fazem parte da comunidade dessa região, eles conhecem os locais, as pessoas, são conhecidos também, e isso torna mais fácil a aproximação com a população local”, destaca.
O objetivo, acrescenta, é que a sociedade possa confiar nos policiais militares que estão nas ruas. “A sociedade ganha e a gente espera cada vez mais que ela possa fazer parte desse sistema de segurança que é pra ela própria e que veja esses novos PMs como amigos e parceiros e que vão estar sempre disponíveis quando solicitados para prestarem o serviço de segurança necessário”.
Observou, também, que os índices de criminalidade vêm diminuindo nos últimos meses. “Eles vão continuar com a redução de criminalidade em parceria com os órgãos de segurança, em ação integrada. Estamos observando a redução – os índices mostram isso pra gente – e isso deixa a gente animada. O próprio policial se anima porque a gente apresenta esses gráficos para eles, que se sentem motivados ao perceberem que são importantes neste trabalho”.
Na manhã de hoje, quinta-feira, na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, em Belém, foi realizada a solenidade de conclusão dos polos Belém (277), Santa Izabel do Pará (49) e Castanhal (100). (Luciana Marschall – com informações de Karine Sued)