Correio de Carajás

“Amigo de Marabá”: General recebe título com apenas 18 dias na cidade

À exceção dos militares presentes nesta manhã, terça-feira (30), no Plenário da Câmara Municipal de Marabá, pouca gente na sala conhecia o nome do general de Brigada Carlos Henrique Teche, que recebeu o título de “Amigo de Marabá” em Sessão Solene pelo Dia do Exército, lembrado no último dia 19 de abril.

O nome desconhecido não se dá por demérito do oficial do Exército Brasileiro, mas simplesmente porque o general sequer teve tempo de se apresentar à sociedade marabaense, isso porque assumiu o posto há menos de 20 dias, no último 12 de abril.

O questionamento, neste caso, é voltado para a Câmara Municipal de Marabá: Qual o critério utilizado na escolha deste nome em meio aos demais homenageados, muitos com longas carreiras dedicadas ao serviço militar e a causas sociais no município? A solenidade e as entregas, inclusive, podem ser acompanhadas pela live transmitida na página da própria CMM no Facebook.

Leia mais:

O Portal Correio de Carajás procurou a assessoria de comunicação da CMM para saber qual a justificativa utilizada na entrega do título específico. Em resposta, recebeu que nas Sessões Solenes  são concedidos três tipos de comendas para personalidades: Cidadão Marabaense, Amigo de Marabá e Honra ao Mérito, acrescentando que, neste caso, “o General está chegando a Marabá como representante máximo do Exército Brasileiro (EB) na região e o Poder Legislativo aprova a comenda como forma de dar as boas-vindas a uma importante autoridade”.

A assessoria da Casa de Leis acrescenta que caso o oficial estivesse há mais tempo na cidade, poderia ser avaliada a homenagem de Honra ao Mérito ou Cidadão Marabaense, por trabalhos de maior relevância.

“Pela importância da função assumida, como General de Brigada em Marabá, levando em conta que o EB é a segunda instituição que mais emprega cidadãos na cidade, além de contribuir com outras questões sociais, essa é uma forma de a Câmara, o poder que representa diretamente a população do município, dar boas-vindas e demonstrar o interesse que Marabá tem na continuidade da parceria entre a sociedade local, Poder Público e o Exército Brasileiro”, afirma a nota encaminhada à Redação.

O general Carlos Henrique Teche é o 27º comandante da Brigada de Infantaria de Selva, assumindo o posto deixado pelo general de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota, que estava em Marabá desde 2016.

Em discurso na Tribuna, apresentou um histórico da Brigada de Infantaria que agora comanda e falou sobre os anos dela instalada nesta região, acrescentando que a contribuição principal é em defesa da Pátria, mas que isso não impede que o EB contribua em outros setores, citando a empregabilidade de jovens anualmente, além de busca por qualificação e segundo emprego para estes, por meio de parcerias.

Citou que há aquisição de alimentos da agricultura familiar, fomentando a produção local, além de realização de obras e aquisição de mercadorias juntos ao comércio local. Por fim, colocou os militares à disposição para o que Marabá e o Pará precisarem.

Teche até então estava no Centro de Operações no Pantanal, do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), e agora não apenas terá a missão de comandar 11 importantes organizações militares, mas também de honrar o título de novo amigo de Marabá, o qual educadamente aceitou. (Luciana Marschall)