Aconteceu na manhã de hoje, terça-feira, 23, o Papo de Cultural no segundo dia da programação da 1ª Semana de Formação Cultural de Parauapebas. O evento, que segue até sábado, dia 26, visa fortalecer o seguimento cultural por meio da qualificação e incentivo ao empreendedorismo dos produtores culturais.
A Semana Cultural foi aberta na noite de ontem, segunda-feira, 22, com a presença da secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, e representantes do governo federal na área cultural. Úrsula também participou esta manhã do Papo de Cultural, compartilhando um pouco da sua experiência como jornalista, radialista, produtora audiovisual e ativista cultural.
O evento cultural contará durante a sua programação com workshop, palestras, oficinas e a participação de palestrantes com grande experiência em produção cultural. A 1ª Semana Cultural é direcionado aos produtores culturais de Parauapebas e região.
Leia mais:Para o secretário municipal de Cultura, Saulo Ramos, o investimento na formação e na qualificação dos profissionais da cultura é fundamental para potencializar o papel deste setor produtivo como eixo de desenvolvimento para o município. “Nada mais vital e oportuno que propiciar um espaço para promover o pensamento, a troca cultural e artística e a proposição de ações de formação profissional na área da cultura”, diz o secretário.
Além de Úrsula Vidal, outro convidado especial do evento é João Clóvis Oliveira, diretor de oficinas e iniciação artística da Fundação Cultural do Pará, que vai proferir palestrar sobre a Gestão Cultural e Seus Desafios. O mestre de bateria da escola de samba Grande Rio, Thiago de Souza Salgado, vai ministrar uma oficina de percussão para bateria de escola de samba.
O evento está acontecendo no Centro Cultural de Parauapebas (CDC), no Bairro Cidade Nova. Na abertura, foram realizadas diversas apresentações culturais, como grupos de capoeira e de carimbó, que levou a secretária Estadual de Cultura e o secretário municipal de Cultural a também cair na dança junto com os grupos que se apresentavam.
A banda de música da Escola Municipal de Música Waldemar Henrique fez uma apresentação especial, abrilhantando a abertura da 1ª Semana Cultural. Em discurso expondo o pensamento do governo do Estado em ações voltadas a cultura, Úrsula Vidal arrancou aplausos ao finalizar dizendo: “Ninguém larga a mão de ninguém”.
A frase ganhou destaque durante a campanha presidencial e se tornou o símbolo de resistência dos grupos culturais e movimentos sociais. (Tina Santos)