O setor agropecuário do Pará sofreu perdas significativas nos três primeiros meses de 2019. Segundo dados do Ministério da Economia, os municípios do sul do Estado que exportam carne bovina congelada sofreram com fortes reduções nas exportações.
Dentre as cidades, Redenção foi a que menos apresentou queda no volume da exportação, comparado às cidades de Xinguara e São Félix do Xingu. De acordo com os números do Ministério da Economia, São Félix do Xingu e Xinguara, responsáveis pelo maior rebanho do Estado, estimado em mais de 2,3 milhões de cabeças de gado, tiveram os seus piores desempenhos no volume de exportações de carne congelada somente nos primeiros meses do ano, puxando a queda nas exportações.
Em São Félix do Xingu, a redução chegou a 44% em comparação ao ano passado. Entre janeiro e março as exportações chegaram a 1,95 milhão de dólares, este ano no mesmo período as vendas chegaram a 1,1 milhão de dólares.
Leia mais:Ainda conforme o Ministério da Economia, o município de Xinguara de janeiro a março deste ano, teve um faturamento de 7,3 milhões de dólares. No mesmo período de 2018 foram mais de 14 milhões de dólares em exportações de carne congelada. A redução em Xinguara chegou a 39,5%, quando comparado os dois períodos.
Ainda de acordo com os dados, entre janeiro e março de 2018, Redenção exportou carne no valor de 1,9 milhão de dólares. Este ano as exportações totalizaram 1,8 milhão de dólares, no mesmo período. Uma redução de 7,7% no faturamento.
Por outro lado, a cidade de Água Azul do Norte, saltou na exportação. O município teve um crescimento de 41,2% entre 2018 e 2019. No ano passado as exportações do primeiro trimestre rederam 3,14% milhões de dólares. Este ano o faturamento já chegou a 4,43 milhões de dólares.
Esses números colocam o município de Água Azul do Norte, acima da média nacional no crescimento das exportações. Os dados, no entanto, não apontam quais foram os fatores que levaram à queda na exportação de carne bovina no sul do Pará. (Tina Santos – com dados do Ministério da Economia)