Correio de Carajás

Parauapebas recebe Ação Cidadania do Programa ParáPaz

O programa Governo por Todo o Pará está sendo realizado hoje, quarta-feira, 3, em Parauapebas, sudeste do Estado, com a Ação Cidadania do Programa ParáPaz. A grande ação de cidadania, que está sendo realizada na Escola Nelson Mandela, no Bairro Tropical, contou com a presença pela manhã do governador Helder Barbalho, do prefeito Darci Lermen e várias outras autoridades, entre elas o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto.

O programa Governo por Todo o Pará é uma iniciativa que visa descentralizar a gestão estadual. Esta semana todo o staff do governo está nas regiões sul e sudeste do Estado.

Até o dia 5, sexta-feira, vários municípios receberão uma série de ações e serviços, que incluem cidadania, inauguração de obras e uma agenda de reuniões com prefeitos. O objetivo do governador Helder Barbalho e dos secretários estaduais que integram a comitiva é ouvir os anseios de quem vive na zona urbana e rural e atender as demandas da população de forma regionalizada.

Leia mais:

Em Parauapebas,  entre os serviços ofertados estão emissão de carteira de identidade; ações do Sebrae, como formalização e orientações empresárias; e serviço da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), com odontomóvel com 2 consultórios odontológicos (escovódromo, palestras educativas preventivas, distribuição de kits de higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor), consultas médicas, verificação de pressão arterial, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais, avaliação nutricional, vacinação e emissão de cartão SUS.

Também há postos do Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), com a emissão de Certidão de Nascimento 1ª e 2ª Vias; Detran, com simulador e palestras educativas; Defensoria Pública, com orientações jurídicas, reconhecimento de paternidade, Registro Extemporâneo, retificações de Registro Civil (nascimento, Casamento e Óbito) e emissão de CPF; Hemopa; Sejud; Iterpa; Jucepa; Emater; Prodepa; Escola de Governo; e Celpa com negociação de débitos, renegociação de débitos, inserção de tarifa social, troca de lâmpadas e sorteio de brindes. A ação acontece somente hoje e vai até às 17 horas.

O governador Helder Barbalho destacou a importância do programa e disse que é diretriz do seu governo trabalhar em parceria com os municípios. No caso de Parauapebas, frisou que vai estar em diálogo com o governo local, para que se possa avançar em pautas importantes para o município, como na área de educação e saúde.

Ele observou que a qualidade das escolas do Estado no município está aquém do considerado aceitável. “Nós estamos focados em melhorar esse quadro, porque entendemos que só se muda a realidade de um povo através da educação”, acrescentou.

O governador também afirmou que melhorar as estradas é outro ponto fundamental da sua administração. “Eu quero destacar as obras já autorizadas para que sejam realizados projetos e orçamentos e, posteriormente licitação, como a Transcarajás, que vai fazer a interligação de Parauapebas e Canaã dos Carajás até a BR-155, ligando ao Estado do Tocantins. Será mais uma via de escoação da região”, ressaltou o governador.

Ele também apontou ações para melhorar a área de segurança e ressaltou que Parauapebas é uma cidade estratégica para o Estado e para o Brasil e que é importante fomentar a exploração e exportação mineral, mas desde que isso traga benefícios à comunidade. “Precisamos, inclusive, resgatar a agenda da escola tecnológica e da Universidade Estadual em Parauapebas, para a formação da mão de obra local, para serem aproveitadas nos grandes projetos minerais”, declarou o governador. (Tina Santos – com a colaboração de Ronaldo Modesto)