O Estado do Pará tem a meta de vacinar pelo menos 1,8 milhão de pessoas durante a próxima campanha de vacinação contra a gripe que, nacionalmente, já começa no próximo dia 10 de abril. No Estado, a previsão é de que a campanha inicie também na primeira quinzena de abril. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) aguarda o envio de mais de 2 milhões de doses pelo Ministério da Saúde.
Coordenadora estadual de imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde explica que o Estado é responsável por receber as doses e distribuir para as regionais que, posteriormente, repassam as vacinas para cada município disponibilizar para a população nas salas de vacinação. A coordenadora esclarece, ainda, que a vacina contra o vírus influenza é atualizada a cada ano e, por isso mesmo, as pessoas que já foram vacinadas no ano passado precisam renovar a vacinação.
“Este ano nós estamos trabalhando com a vacina trivalente, que protege contra o vírus H1N1, contra o vírus da gripe A (H3N2) e o vírus da gripe B, dada a grande capacidade que eles têm de abrir a porta para doenças oportunistas, principalmente em crianças e idosos”.
Leia mais:GRUPOS
Assim como nos anos anteriores, a campanha de vacinação contra a gripe é voltada para os chamados grupos prioritários, que incluem as crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores. No Pará, essa parcela da sociedade representa cerca de 2 milhões de pessoas. A meta estabelecida é de que sejam imunizadas no mínimo 90% desses grupos, o que corresponde a cerca de 1,8 milhão de pessoas.
Dentro desses grupos, no mínimo 820 mil crianças precisam ser imunizadas, o que corresponde a quase 50% da população a ser vacinada. Os idosos são o segundo maior grupo a ser vacinado, com uma meta de imunização de 549 mil indivíduos. “Os extremos de idade, crianças e idosos, têm a maior chance de desenvolver complicações a partir do vírus influenza”.
Jaíra destaca que, para este ano, o Estado vem solicitando aos municípios que mantenham estratégias diferenciadas para vacinar as crianças, já que na última campanha esse foi o único grupo que não conseguiu atingir a meta no Pará. Em 2018, foram vacinadas 84% do total de crianças com idades entre 2 e 3 anos e a meta era de, no mínimo, 90%. “Fazemos um chamamento às famílias para que levem as crianças para vacinar e que não esqueçam o cartão de vacinação”, finalizou.
(Diário do Pará)