Segue até o próximo dia 22, a programação da 23ª Semana da Árvore de Parauapebas, que começou na última sexta-feira, 15. A programação visa despertar a consciência ambiental na comunidade, com ações realizadas nas ruas e escolas da cidade.
“Não queremos que isso fique num dia, uma noite ou uma semana e sim se torne uma cultura ambientalmente mais correta”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Dion Leno.
O tema deste ano é “Arborização Urbana – Saúde e Qualidade de Vida”. Ao longo da programação, serão distribuídas mudas de espécies nativas da região amazônica à comunidade. Durante abertura da programação, algumas espécies já foram doadas.
Leia mais:Vitória Souza aproveitou para adquirir algumas mudas de açaí que já tem destino certo, o sítio da família. “Ao invés de não cuidar ou destruir devemos plantar árvores. Seria bem melhor se todos tivessem esse pensamento”, exemplificou Vitória.
Para a realização das atividades, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) conta com a parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e Centro de Educação Ambiental (CEAP).
Nesta terça-feira, 19, acontece a Oficina de Bonsai, recreação e plantio de mudas para idosos no Cras Rio Verde, que fica Rua Minas Gerais, no Bairro Rio Verde. A programação, que começou as 9 horas, segue até as 12 horas.
Amanhã, quarta-feira, 20, será realizada a Gincana Ecológica na Praça da Juventude, o Bairro Casas Populares 2. A programação começa às 8 horas e vai até 14 horas.
Também amanhã abrem a programação das Oficinas de Paisagismo, que seguem até sexta-feira, 23, no Auditório da Semma, na Rua Rio Dourado, Beira Rio, de 8h às 18 horas. Na quinta-feira, 21, começa a Oficina de Fotografia, que vai até sexta-feira, 22.
A oficina, que tem como tema “Um olhar para a Savana Metalófila”, acontece de 8h às 20 horas, na Flona Carajás. Encerrando a programação, na sexta-feira, 22, será realizada a Formatura do Projeto Jovens Ambientalista (PJA). A solenidade começa às 18 horas e segue até 22 horas no Centro de Desenvolvimento Cultural (CD), no Bairro Cidade Nova. (Tina Santos)