Além dos blocos e shows que normalmente agitam o Carnaval de Marabá, neste ano os foliões terão mais uma opção de distração e poderão se sentir em Pernambuco sem sair da cidade. Os famosos gigantes Bonecos de Olinda serão trazidos ao sudeste paraense nas próximas segunda (4) e terça (5) e apresentados em extensa programação na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.
Com acesso gratuito, o bloco “A Folia dos Gigantes” terá apresentações culturais de frevo, samba e outros ritmos, além de oficinas de confecções e manipulação de bonecos gigantes. De acordo com Olivio Rafael, um dos organizadores do evento, há três anos esse projeto é desenvolvido em Olinda. “Já fizemos em uma versão Junina na Paraíba, mas na versão original, carnavalesca, a primeira cidade fora de Olinda a recebê-lo é Marabá”.
Olivio ressalta a importância da cultura dos bonecos gigantes do Carnaval do Norte do país e, consequentemente, do Brasil. “Eles vêm de uma cultura secular e hoje é um dos atrativos culturais mais aconchegantes e que as pessoas mais visitam no Carnaval de Olinda, tanto neste período como no restante do ano todo. Os turistas procuram essa cultura, é uma cultura diferente. Os bonecos hoje são exportados para outros países, para incrementar práticas culturais com figuras representativas de outros países”, diz.
Leia mais:ORQUESTRA FEMININA
Também no evento acontece a apresentação da “Orquestra da Ribeira”, composta apenas por mulheres e que será responsável pelo arrastão, junto de trio elétrico, pela Orla Sebastião Miranda. “Vamos trabalhar a temática do empoderamento feminino, este é o foco. Estamos para mostrar a força da mulher em um campo que é totalmente masculino. Se for ver as orquestras de frevo em Pernambuco ou em qualquer lugar, a maioria é formada por homens, então colocar mulheres neste patamar tem um empoderamento”, defende o organizador.
Ele destaca que será feito mix cultural das danças pernambucanas com as paraenses. “É um intercâmbio, enriquecimento cultural. Podemos fomentar a cultura de um estado em outro”. A equipe média que desembarca em Marabá é de 40 pessoas, entre integrantes da orquestra e produção. O projeto é patrocinado pelo Atacadão e organizado pela OMF Produções, Comercialização de Parlare, por meio de da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. (Luciana Marschall)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 04 – Praça São Félix de Valois (Marabá Pioneira)
19h – Palestra/Oficina de Bonecos Gigantes
19h30 – Oficina de Artesanato
20h – Espetáculo: Festa do Boi (Cia de Dança Yaguara)
21h – Espetáculo: Eu sou um país que se chama Pará (Cia de Dança Yaguara)
21h30 – Desfile do Bloco Bonecos Gigantes e Orquestra da Ribeira (Estúdio de Dança Flávio Fernandes)
Dia 05 – Praça São Félix de Valois (Marabá Pioneira)
19h – Palestra/Oficina de Bonecos Gigantes
19h30 – Oficina de Artesanato
20h – Espetáculo: Negritude (Cia de Dança Yaguara)
20h30 – Espetáculo: Frevo Calypso (Cia de Dança Yaguara)
21h – Espetáculo: Festa do Pescador (Cia de Dança Yaguara)
21h30 – Desfile do Bloco Bonecos Gigantes e Orquestra da Ribeira (Estúdio de Dança Flávio Fernandes)