Correio de Carajás

Governo será transferido para Marabá em março

Marabá será a sede de um inédito governo itinerante no próximo mês de março. O anúncio foi de surpresa pelo governador Helder Barbalho (MDB) no seu discurso nesta sexta-feira (22), ao dar posse a João Chamon Neto como secretário de Regional para o Sul e Sudeste do Pará.

O novo governante tornou público que transferirá o comando do governo do Estado para Marabá durante uma semana, vindo para a cidade com o seu secretariado para despachar daqui, atendendo prefeitos, lideranças e a comunidade em geral. A novidade gerou aplausos de todas as pessoas ali presentes.

“No mês de março, nós estaremos transferindo o governo do estado do Pará para que possa passar uma temporada nesta região. Convido os secretários e a Assembleia Legislativa a se unir conosco para que todos estejamos aqui em Marabá para poder despachar com cada prefeito. Para poder ouvir as reivindicações de cada um, para ouvir as comunidades dessa região, para que possamos fazer a visitação in loco de pautas que são sensíveis a nossa população desses 39 municípios que compõem esta região”, afirmou o governador.

Leia mais:

A cerimônia ocorreu no Carajás Centro de Convenções e Eventos e durou cerca de 2 horas. Contou com a presença de deputados estaduais e federais, representantes dos órgãos estaduais nas duas regiões, autoridades municipais, empresários e do presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono.

Durante o evento, o governador Helder Barbalho se comprometeu em implementar um local para atendimento oncológico em Marabá. “Oncologia para nós será tratado como prioridade e eu já determinei, inclusive, que nós possamos reconstruir o Hospital Ophir Loyola, em Belém, e, a partir daí ter a oportunidade da descentralização. E Marabá, como cidade polo, precisa ter a referência para que as pessoas não precisem se deslocar de tão longe para o atendimento oncológico, que é tão sensível para elas”, completou.

SECRETÁRIO REGIONAL

A posse de João Chamon Neto como secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará foi o ponto alto da solenidade, mas se deu simbolicamente, uma vez que ele já estava nomeado desde 1º de fevereiro. O mestre de cerimônias leu um extenso currículo dele, evidenciando a sua vida pública, tendo sido vereador, prefeito e deputado estadual. Em seguida, o governador Helder o cumprimentou com um abraço, assim como demais autoridades presentes.

Ato contínuo, Chamon foi chamado a discursar e bastante aplaudido pelas pessoas ali presentes. A indicação de um político muito identificado com a região para assumir o posto já vinha sendo muito comemorada.

“Agradeço ao governador pelo voto de confiança. Me sinto um privilegiado de poder enfrentar esse desafio, porque desafios fazem parte de nossa vida e se eles existem é exatamente para serem enfrentados e vencidos”, asseverou.

“Nós temos aqui muitos problemas em nossa região e essa secretaria que toma posse hoje, mas que está trabalhando desde o dia 1º de fevereiro. Já começamos com algumas ações importantes. Temos muitos gargalos a enfrentar, mas eu quero dizer a todos neste momento que eu vou enfrentar todos esses desafios com a certeza de que nós haveremos de juntos vencê-los. Com o apoio do nosso governador, do nosso vice, com o apoio dos nossos deputados e vereadores”, finalizou, destacando, ainda, a presença do filho Chamonzinho, deputado estadual que o sucede na Alepa, a esposa de João, Cícera Lima e o ex-prefeito de Ipixuna, Salvador Chamon. (Karine Sued)

Saiba mais

João Chamon Neto foi vereador em Marabá nos anos 1980; prefeito de Curionópolis nos anos 1990 e ex-servidor do Incra. Foi um dos pioneiros da comunicação na região, tendo se destacado como profissional de publicidade e jornalismo. Possui especialização em Tecnologia Aplicada à Comunicação e Gestão Pública. Quando estudante, ele atuou na organização de movimentos estudantis e na defesa da melhoria da qualidade da educação.